Para otimizar o processo de solicitação de assinaturas eletrônicas em contratos, foi disponibilizada uma nova funcionalidade que permite anexar automaticamente o PDF gerado pelo Relatório de Emissão de Contratos diretamente ao cadastro do contrato.
Com isso, você evita cliques e downloads desnecessários, garantindo mais agilidade e segurança no processo de formalização de contratos.
Pré-requisito
- Ter acesso à tela de Relatório de Emissão de Contratos em:
Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Emissão de Contratos. - Informar obrigatoriamente:
- O contrato desejado;
- O modelo de emissão;
- A opção de impressão no formato PDF.
- Possuir a ação de usuário correspondente: 9271 - SUP-MED - Relatórios - Emissão de Contratos - Anexar ao contrato.
“O anexo automatizado é permitido quando há um contrato, um modelo e a opção de impressão ‘PDF’ selecionados.”
Passo a passo
Como acessar
- Acesse a tela de Relatório de Emissão de Contratos.
- Preencha os filtros desejados, informando contrato, modelo e tipo de impressão “PDF”.
- Ao lado do botão Visualizar, será exibido o novo botão Visualizar e anexar.
- Clique em Visualizar e anexar.
O que acontece ao clicar?
- O sistema gera o relatório em PDF, seguindo os mesmos filtros utilizados no “Visualizar”, apresentando em tela para visualização.
- O arquivo é automaticamente anexado ao contrato informado.
- O anexo é identificado da seguinte forma:
- Descrição: “Contrato {cdDocumento}/{nuContrato}”
- Nome do arquivo: “Contrato {cdDocumento}/{nuContrato}.pdf”
Se o processo ocorrer com sucesso:
- Uma mensagem verde de confirmação será exibida na tela.
- A mensagem apresentará um hiperlink que direciona diretamente para o contrato.
- Caso o contrato seja do tipo completo, será aberta a tela de anexos do cadastro de contrato completo.
- Caso o contrato seja do tipo rápido, será aberto o cadastro do contrato rápido.
Se houver falha durante a geração, o sistema exibirá as mesmas validações já disponíveis no botão “Visualizar”.
Benefícios da novidade
- Elimina a necessidade de salvar o PDF no computador antes de anexá-lo.
- Garante padronização no nome e descrição dos anexos.
- Acelera o processo para posterior envio para assinatura eletrônica.
Essa é mais uma melhoria para tornar o processo de contratos mais ágil, intuitivo e seguro.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!