Atenção! Em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo!
Nos Recebimentos Instantâneos, a incorporadora já conta com o recurso de cobrança híbrida, oferecendo ao cliente dois meios de pagamento: código de barras e QR-Code. Quando a conta corrente está vinculada à integração, a baixa da parcela é realizada na mesma conta que gerou a cobrança.
Porém, alguns bancos oferecem uma estrutura diferenciada, com conta cobrança e conta receita. Essa estrutura de contas permite que toda geração de cobrança seja feita em uma conta corrente, mas todo pagamento gerado por esta conta é transferido para a conta receita.
O maior benefício dessa estrutura é que a conta receita recebe apenas valores originados pela conta cobrança, garantindo rastreabilidade total dos pagamentos.
Além disso, a conta cobrança não aceita recebimentos externos, ou seja, valores que não tenham sido gerados por ela mesma. Trazendo mais segurança para a operação financeira da incorporadora, pois em carteiras com grande volume de cobranças, clientes em situação sub judice poderiam tentar efetuar pagamentos diretamente na conta cobrança. Nesses casos, a incorporadora teria dificuldade em identificar a origem do valor, o que poderia gerar conflitos jurídicos. Com a estrutura de conta receita, esse risco é evitado, preservando a segurança e a confiabilidade da gestão financeira.
Agora, o sistema permite configurar para que cada conta corrente tenha uma conta receita vinculada. Com isso, no momento da baixa o sistema identifica automaticamente qual conta deve ser utilizada:
- Conta cobrança, quando for o caso da geração;
- Conta receita, quando se tratar do recebimento efetivo.
Passo a passo
Como Acessar: No cadastro da configuração da cobrança escritural da conta os itens “Baixa na data de crédito” e “Conta corrente para baixa” foram reposicionados e agora aparecem na parte superior da tela, conforme a figura abaixo.
Para facilitar o preenchimento dessas duas informações, a tela de Consulta de Contas Correntes foi atualizada e agora utiliza a nova interface de consulta, oferecendo os seguintes filtros:
- Empresa;
- Banco;
- Agência;
- Conta;
- Situação da conta;
Os resultas da consulta apresentam os seguintes dados:
- Número da conta;
- Nome da conta;
- Empresa;
- Banco;
- Agência;
- Tipo de conta;
- Conta para baixa;
- Baixa na data de crédito;
- Situação da conta;
- Ação de edição.
A figura abaixo apresenta a nova tela de cadastro e consulta de contas correntes.
Por padrão, o filtro “Todos” vem selecionado, exibindo todas as contas cadastradas (ativas e inativas), da mesma forma que ocorria na tela antiga.
Ao selecionar a opção “Ativas”, além da consulta, é possível preencher em lote as informações de:
Baixa na conta de crédito
Conta corrente para baixa
Para isso, basta:
Selecionar as contas que deseja alterar.
Preencher a conta e/ou marcar a flag para “Baixar na data de crédito”.
A tela abaixo exemplifica esse processo:
Após realizar o preenchimento, o usuário deve confirmar a operação para que os dados sejam salvos. Essa ação só pode ser executada por:
Usuários com perfil de administrador, ou
Usuários que possuam a autorização 9266 – (CAD - Contas Correntes - Cadastros - Alterar em lote).
Atenção!
Inicialmente, esse cadastro atende integrações bancárias via Recebimentos Instantâneos e VANs bancárias.
Futuramente, a funcionalidade deverá ser apresentada como sugestão também nas telas de leitura de arquivo de remessa.
A alteração em lote só é permitida para contas do tipo bancária.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!