Em breve - Como realizar a Baixa na Conta Receita?

Atenção! Em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo!  


Nos Recebimentos Instantâneos, a incorporadora já conta com o recurso de cobrança híbrida, oferecendo ao cliente dois meios de pagamento: código de barras e QR-Code. Quando a conta corrente está vinculada à integração, a baixa da parcela é realizada na mesma conta que gerou a cobrança.


Porém, alguns bancos oferecem uma estrutura diferenciada, com conta cobrança e conta receita. Essa estrutura de contas permite que toda geração de cobrança seja feita em uma conta corrente, mas todo pagamento gerado por esta conta é transferido para a conta receita.


O maior benefício dessa estrutura é que a conta receita recebe apenas valores originados pela conta cobrança, garantindo rastreabilidade total dos pagamentos.


Além disso, a conta cobrança não aceita recebimentos externos, ou seja, valores que não tenham sido gerados por ela mesma. Trazendo mais segurança para a operação financeira da incorporadora, pois em carteiras com grande volume de cobranças, clientes em situação sub judice poderiam tentar efetuar pagamentos diretamente na conta cobrança. Nesses casos, a incorporadora teria dificuldade em identificar a origem do valor, o que poderia gerar conflitos jurídicos. Com a estrutura de conta receita, esse risco é evitado, preservando a segurança e a confiabilidade da gestão financeira.


Agora, o sistema permite configurar para que cada conta corrente tenha uma conta receita vinculada. Com isso, no momento da baixa o sistema identifica automaticamente qual conta deve ser utilizada:

  • Conta cobrança, quando for o caso da geração;
  • Conta receita, quando se tratar do recebimento efetivo.


Passo a passo 


Como Acessar: No cadastro da configuração da cobrança escritural da conta os itens “Baixa na data de crédito” e “Conta corrente para baixa” foram reposicionados e agora aparecem na parte superior da tela, conforme a figura abaixo. 

 

 

Para facilitar o preenchimento dessas duas informações, a tela de Consulta de Contas Correntes foi atualizada e agora utiliza a nova interface de consulta, oferecendo os seguintes filtros:

  • Empresa;
  • Banco;
  • Agência;
  • Conta;
  • Situação da conta;

Os resultas da consulta apresentam os seguintes dados:

  • Número da conta;
  • Nome da conta;
  • Empresa;
  • Banco;
  • Agência;
  • Tipo de conta;
  • Conta para baixa;
  • Baixa na data de crédito;
  • Situação da conta;
  • Ação de edição.

A figura abaixo apresenta a nova tela de cadastro e consulta de contas correntes.

 

 

Por padrão, o filtro “Todos” vem selecionado, exibindo todas as contas cadastradas (ativas e inativas), da mesma forma que ocorria na tela antiga.

Ao selecionar a opção “Ativas”, além da consulta, é possível preencher em lote as informações de:

  • Baixa na conta de crédito

  • Conta corrente para baixa

Para isso, basta:

  1. Selecionar as contas que deseja alterar.

  2. Preencher a conta e/ou marcar a flag para “Baixar na data de crédito”.

A tela abaixo exemplifica esse processo:

 


Após realizar o preenchimento, o usuário deve confirmar a operação para que os dados sejam salvos. Essa ação só pode ser executada por:

  • Usuários com perfil de administrador, ou

  • Usuários que possuam a autorização 9266 – (CAD - Contas Correntes - Cadastros - Alterar em lote).


Atenção! 

  • Inicialmente, esse cadastro atende integrações bancárias via Recebimentos Instantâneos e VANs bancárias.

  • Futuramente, a funcionalidade deverá ser apresentada como sugestão também nas telas de leitura de arquivo de remessa.

  • A alteração em lote só é permitida para contas do tipo bancária.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.