Ao finalizar uma liberação de medição, o sistema dependendo da situação dos títulos envolvidos na liberação, o sistema pode apresentar a seguinte mensagem:
"Liberação não pode ser finalizada. O título está incompleto, com bloqueio ou possui inconsistências que impedem a operação."
Neste artigo vamos abordar sobre a motivação dessa mensagem e como prosseguir com a liberação.
Por que a mensagem é apresentada?
Ao finalizar uma liberação, o sistema faz a checagem de diversas regras e parâmetros configurados no sistema, onde, caso encontre algum tipo de inconsistência nos títulos envolvidos, impede o prosseguimento.
A finalização da liberação só será possível se os títulos envolvidos estiverem completos, sem pendências e sem bloqueios no período contábil.
Atenção! Há uma única exceção, onde é possível finalizar caso o título esteja incompleto apenas pelo motivo de "Geração da guia de impostos obrigatória".
Quando a mensagem é apresentada, normalmente ela já apresenta em conjunto a lista de motivos que impedem a finalização.
Na imagem acima, temos um exemplo onde o título está com três inconsistências:
- O título não possui apropriação de departamento, e o sistema está configurado para obrigar esse preenchimento;
- O título não possui informações de pagamento, e o sistema está configurado para obrigar esse preenchimento;
- O período contábil está bloqueado para a data informada no título, o que impede atualizações no título enquanto o período estiver bloqueado ou até que o usuário tenha a devida permissão para fazer essa alteração.
- Além desses, existem outras motivações que são verificadas e que podem tornar o título inconsistente, como por exemplo a obrigatoriedade de inclusão de anexos, portanto, recomendamos acessar o cadastro do título citado e verificar as mensagens de aviso em tela.
Como prosseguir com a finalização?
Para finalizar, será necessário tratar todas as inconsistências apresentadas, seja preenchendo os dados pendentes ou seja solicitando a devida permissão para fazer as alterações, como pode ser o caso do período bloqueado.
Após sanar essas pendências, será possível finalizar a liberação e prosseguir com os fluxos financeiros com os títulos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!