Quando você consultar e tentar excluir um aditivo em "Comercial / Vendas / Contratos / Aditivos" , se aparecer a mensagem "Existe um processo de baixa pendente para parcelas referente ao título deste contrato. Não é possível excluir o aditivo." :
Nesse artigo vamos ver como resolver!
Passo a passo
- Ao tentar acessar o título no Módulo Financeiro / Contas à Receber / Títulos, o sistema vai identificar que há um processo pendente vinculado a um usuário, será esse mesmo usuário que terá que desfazer o processo! Exemplo:
Acessar Financeiro / Contas a receber / Baixa / Inclusão;
Ao acessar o sistema apresentará a seguinte mensagem: "Existe um processo pendente de baixa para este usuário. Iniciado em XX/XX/XXXX. O que mais você deseja fazer?
Retomar este processo."
Clique em "Retomar este processo"
- Depois clique na aba "Baixa" para retornar à tela anterior.
4. Ao clicar em baixa o sistema apresentará a mensagem "Você está preste a descartar as alterações efetuadas. Deseja continuar?" clique em "OK" para que o título seja liberado. Exemplo:

E pronto, poderá retornar para o Módulo Comercial e consultar novamente o contrato para excluir o aditivo.
Caso ao realizar o processo acima a mensagem persistir, deve fazer o seguinte:
Preencha a "Empresa da conta corrente" ; "vencimento" (de preferência um período de vencimento curto) e consulte.
Estas informações não precisam ser específicas, são apenas para consulta.
Clique na aba "Baixa" para retornar à tela anterior.
Ao clicar em baixa o sistema apresentará a mensagem "Você está preste a descartar as alterações efetuadas. Deseja continuar?", clique em "OK" e desta forma o título do contrato será liberado.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!