Como utilizar a Consulta de Insumos?


A consulta de insumos é uma ferramenta essencial para o controle e a gestão eficiente dos recursos. Ao permitir a visualização detalhada de onde um determinado insumo foi apropriado, essa funcionalidade oferece uma base sólida para o acompanhamento dos custos e para a comparação entre o que foi orçado e o que efetivamente foi utilizado. Além disso, ao apresentar informações como o custo médio e o último preço praticado, a consulta apoia decisões mais assertivas em futuras aquisições e no planejamento financeiro das obras.


Confira abaixo mais detalhes sobre os filtros disponíveis e informações mais importantes apresentadas nesta consulta.



Passo a passo    


Este relatório pode ser emitido em Suporte à Decisão > Gerencial Suprimentos > Consulta de Insumos.


 

1. Os filtros


Atenção! Os filtros marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório para emissão do relatório.


Obra*: campo para seleção da obra do insumo que deseja consultar.

 

Insumo*: informe o insumo que deseja consultar, após informar uma obra.


Detalhe: informe o detalhe do insumo que deseja consultar.


Marca: informe a marca do insumo que deseja consultar.


Nota!  Os campos detalhe e marca ficarão disponíveis para preenchimento apenas se a flag “As apropriações do insumo devem ser diferenciadas com detalhes e marcas” estiver marcada no cadastro da obra em Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros > Aba “Obra”.



2. Informações apresentadas na consulta


Quantidade orçada: Apresenta a quantidade orçada total para essa obra, considerando o insumo/detalhe/marca consultado e considerando a obra como um todo. 


Unidade: Unidade orçada do insumo na obra. 


Quantidade apropriada: Quantidade total apropriada do insumo na obra. 


Último custo: Valor do insumo na última entrada na obra. 


Data do último custo: Data da última entrada na obra. 


Custo médio: Custo médio do insumo na obra. 


Solicitações: Apresentará em detalhe as solicitações de compra cadastradas com esse insumo, destacando o número da solicitação, a data da solicitação, o usuário solicitante, a quantidade ainda pendente dessa solicitação para o insumo, a unidade de medida solicitada, e a data de entrega prevista. 


Solicitações pendentes: Apresentará em detalhe as solicitações de compra cadastradas com esse insumo, destacando o número da solicitação, a data da solicitação, o usuário solicitante, a quantidade ainda pendente dessa solicitação para o insumo, a unidade de medida solicitada, e a data de entrega prevista. A diferença desse botão para o botão “Solicitações” é que neste, serão ignoradas solicitações de compra com quantidade pendente zerada. 


Pedidos: Apresentará em detalhe os pedidos de compra cadastradas com esse insumo, destacando o número do pedido, a data do pedido, o fornecedor do pedido, o valor líquido do insumo no pedido, a data de entrega prevista, a quantidade ainda pendente desse pedido de compras e a unidade de medida referente a essa quantidade. 


Pedidos pendentes: Apresentará em detalhe os pedidos de compra cadastradas com esse insumo, destacando o número do pedido, a data do pedido, o fornecedor do pedido, o valor líquido do insumo no pedido, a data de entrega prevista, a quantidade ainda pendente desse pedido de compras e a unidade de medida referente a essa quantidade. A diferença desse botão para o botão “Pedidos” é que neste, serão ignorados pedidos de compra com quantidade pendente zerada. 


Contratos: Apresentará em detalhe os contratos de insumos cadastradas com esse insumo, destacando o número do contrato, a data do contrato, o fornecedor do contrato, o valor unitário 29/29 do insumo no contrato, a quantidade ainda pendente nesse contrato e a unidade de medida referente a essa quantidade. 


Contratos pendentes: Apresentará em detalhe os contratos de insumos cadastradas com esse insumo, destacando o número do contrato, a data do contrato, o fornecedor do contrato, o valor unitário do insumo no contrato, a quantidade ainda pendente nesse contrato e a unidade de medida referente a essa quantidade. A diferença desse botão para o botão “Contratos” é que neste, serão ignorados contratos de insumos com quantidade pendente zerada. 


Valores por detalhe e marca: Esse campo apresenta informações referentes aos detalhes e marcas do insumo consultado. 

  • Custo médio: Custo médio do detalhe/marca na obra.
  • Último custo: Valor do detalhe/marca na última entrada na obra.
  • Data do último custo: Data da última entrada na obra.  


Atenção! Esse campo de valores por detalhe e marca será apresentado apenas se a flag “As apropriações do insumo devem ser diferenciadas com detalhes e marcas” estiver desmarcada no cadastro da obra (Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros > Aba “Obra”). Caso a flag esteja marcada na obra desejada, será possível consultar diretamente o detalhe/marca desejado. 


Apropriação: Apresentará os itens de orçamento da obra consultada que receberam apropriações referentes a esse insumo ou que estão orçados (mesmo que não tenham recebido apropriações):

  • Quantidade orçada: Apresenta a quantidade orçada para esse item do orçamento específico, referente ao insumo consultado. 
  • Quantidade apropriada: Apresenta a quantidade apropriada para esse item do orçamento específico, referente ao insumo consultado.
  • Saldo a apropriar: Faz uma comparação entre a quantidade orçada e a quantidade apropriada. Caso apresente valor positivo, significa que ainda tem saldo a apropriar, caso apresente zerado quer dizer que atendeu 100% exatos do orçamento, e caso apresente negativo, é sinal de que já apropriou acima do orçado.


Dica! Caso o “Saldo a apropriar” esteja muito negativado, é possível que existam lançamentos pendentes que não serão mais atendidos, portanto pode-se utilizar essa mesma consulta para fazer essa conferência.


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