Em breve - Como funciona a Apropriação dos Impostos do RET por Plano Financeiro na Guia?

Atenção! Em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo!

A funcionalidade de apuração do RET (Regime Especial de Tributação) foi aprimorada para permitir a segregação automática dos tributos (PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) por plano financeiro, a fim de refletir na contabilidade.

Antes, os valores do RET eram apropriados em um único plano, dificultando a escrituração contábil correta. Com a nova entrega, os percentuais são distribuídos automaticamente conforme parametrização no cadastro do imposto, garantindo:

  • Escriturar corretamente cada tributo em sua respectiva conta contábil;
  • Evitar lançamentos manuais e retrabalhos;
  • Maior transparência e controle na geração das guias e títulos.


Pré-requisitos


Para utilizar a funcionalidade, é necessário:

  1. Garantir que o usuário tenha permissões para:
    1. Editar cadastros de imposto;
      1. Ações código 1187, 1190 e 1192.
    2. Realizar apuração e geração de guia do RET;
      1. Ações código 8206, 8276, 6772 e 6770.
    3. Acessar títulos no contas a pagar (opcional para edição);
      1. Ações código 1604, 1605 e 1607.


Ações de usuário liberadas em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações de Usuário.


Passo a passo 


1) Cadastrar os planos financeiros para cada imposto do RET

  • Acesse Apoio > Impostos > Cadastros;
  • Localize o imposto do tipo RET;
  • Em Informações para geração da guia de recolhimento, clicar no campo “Rateio para IRPJ/CSLL/PIS/COFINS”:
    1. Esta ação liberará para que sejam inseridos até 4 planos financeiros para apropriação (por imposto);

 

  • Salve o cadastro.

2) Realizar apuração do RET

  • Vá em Contabilidade/Fiscal > Obrigações Fiscais > Apuração de Impostos > RET > Apuração;
  • Execute a apuração normalmente;
  • Ao acessar a tela de cadastro da guia, o sistema já trará os planos preenchidos conforme parametrização feita no imposto, e respeitará os respectivos percentuais intrínsecos de cada imposto.

3) Editar os percentuais na geração da guia (opcional)

  • Se necessário, os valores sugeridos podem ser alterados diretamente na tela da guia;
  • Os ajustes feitos serão considerados apenas para a guia atual.

4) Gerar o título da guia

  • Campos opcionais que podem ser preenchidos na apuração para que o título do contas a pagar tenha estas informações preenchidas a partir da apuração:
    1. Empreendimento da guia, 
    2. Departamento,
    3. Informações de apropriação de obra.

  • Após preencher/validar as informações da guia, gere o título no Contas a Pagar;
  • O título será criado com as apropriações financeiras, de departamento e de obra conforme os percentuais e dados definidos.


5) Editar rateios no título (opcional)

  • No título gerado, ainda será possível, caso necessário, editar os percentuais e planos respeitando as regras já existentes do sistema, em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos;
  • Nenhuma alteração estrutural foi feita no título em si.

 

 Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 








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