Atenção! Em breve estará disponível para toda base de clientes do Sienge Plataforma que utilizam o módulo!
A funcionalidade de apuração do RET (Regime Especial de Tributação) foi aprimorada para permitir a segregação automática dos tributos (PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) por plano financeiro, a fim de refletir na contabilidade.
Antes, os valores do RET eram apropriados em um único plano, dificultando a escrituração contábil correta. Com a nova entrega, os percentuais são distribuídos automaticamente conforme parametrização no cadastro do imposto, garantindo:
- Escriturar corretamente cada tributo em sua respectiva conta contábil;
- Evitar lançamentos manuais e retrabalhos;
- Maior transparência e controle na geração das guias e títulos.
Pré-requisitos
Para utilizar a funcionalidade, é necessário:
- Garantir que o usuário tenha permissões para:
- Editar cadastros de imposto;
- Ações código 1187, 1190 e 1192.
- Realizar apuração e geração de guia do RET;
- Ações código 8206, 8276, 6772 e 6770.
- Acessar títulos no contas a pagar (opcional para edição);
- Ações código 1604, 1605 e 1607.
- Editar cadastros de imposto;
Ações de usuário liberadas em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações de Usuário.
Passo a passo
1) Cadastrar os planos financeiros para cada imposto do RET
- Acesse Apoio > Impostos > Cadastros;
- Localize o imposto do tipo RET;
- Em Informações para geração da guia de recolhimento, clicar no campo “Rateio para IRPJ/CSLL/PIS/COFINS”:
- Esta ação liberará para que sejam inseridos até 4 planos financeiros para apropriação (por imposto);

- Salve o cadastro.
2) Realizar apuração do RET
- Vá em Contabilidade/Fiscal > Obrigações Fiscais > Apuração de Impostos > RET > Apuração;
- Execute a apuração normalmente;
- Ao acessar a tela de cadastro da guia, o sistema já trará os planos preenchidos conforme parametrização feita no imposto, e respeitará os respectivos percentuais intrínsecos de cada imposto.
3) Editar os percentuais na geração da guia (opcional)
- Se necessário, os valores sugeridos podem ser alterados diretamente na tela da guia;
- Os ajustes feitos serão considerados apenas para a guia atual.

4) Gerar o título da guia
- Campos opcionais que podem ser preenchidos na apuração para que o título do contas a pagar tenha estas informações preenchidas a partir da apuração:
- Empreendimento da guia,
- Departamento,
- Informações de apropriação de obra.

- Após preencher/validar as informações da guia, gere o título no Contas a Pagar;
- O título será criado com as apropriações financeiras, de departamento e de obra conforme os percentuais e dados definidos.
5) Editar rateios no título (opcional)
- No título gerado, ainda será possível, caso necessário, editar os percentuais e planos respeitando as regras já existentes do sistema, em Financeiro / Contas a Pagar / Títulos;
- Nenhuma alteração estrutural foi feita no título em si.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!