Para cancelar um contrato:
Acesse Comercial > Vendas > Contratos > Distratos;
Informe os parâmetros de consulta e clique no botão Consultar;
Localize o contrato no resultado da consulta e clique em
;
Atenção! O cancelamento é permitido somente para os contratos já emitidos e ele não será permitido quando houver baixas em datas posteriores à data do cancelamento.
Na página Cancelamento é preciso confirmar e informar os campos obrigatórios sinalizados com asterisco (*).
No campo Título de devolução é possível informar o número do título a pagar referente à devolução, cadastrado previamente no sistema em Financeiro> Contas a Pagar> Títulos.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67012448288/original/OVNOU3x9FdTvjCqt6V6bA8LAZvuvx90SEA.png?1621273502)
As informações de dedução e devolução do dinheiro ao cliente (se houver) serão geradas, neste caso, a partir dos dados informados neste título. Este campo somente estará disponível caso não tenha sido marcada a opção Gerar título de devolução.
Por outro lado, se a opção Gerar título de devolução for marcada, o sistema utilizará as informações preenchidas em Deduções, na aba Rescisão Contratual (em Comercial> Vendas> Contrato> Solicitação/Emissão), para gerar um novo título de devolução do contrato no sistema Contas a Pagar.
Nas Informações do Título de Devolução temos dois campos que podem gerar confusão em seu significado: valor recebido e valor recebido atualizado.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67012448294/original/tZbVtre4OZ86xI-ZnKUNUK-8FFAZwB6Xpg.png?1621273502)
O Valor recebido é o valor bruto recebido atualizado até a data da baixa, sem considerar descontos e acréscimos.
O valor recebido atualizado é o valor bruto recebido corrigido até a data do cancelamento, considerando a retroatividade do indexador no cálculo da correção.
Se o valor resultante for menor que o valor mínimo contratual a devolver, será devolvido o valor mínimo contratual a devolver. Caso contrário, o valor devolvido será o valor resultante.
O contrato cancelado será desativado, suas unidades serão liberadas e as parcelas referentes ao contrato que estiverem em aberto no sistema de Contas a Receber serão baixadas automaticamente por distrato.
Os contratos cancelados podem ser reativados. Para isso, localize o contrato cancelado nesta mesma página, abra a edição de registro () e clique no botão Ativar.
Após realizar essa operação, você poderá vincular uma nova unidade ao contrato.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67012448296/original/z8XvgMBZEzTwFNwELT_gbx0V7SyiCaeiYg.png?1621273502)
Ao tornar um contrato novamente ativo, todas as parcelas que foram baixadas por distrato devido ao cancelamento do contrato retornam a situação pendente, ou seja, ficam em aberto para a realização de baixas.
Atenção! Mesmo que um contrato esteja cancelado, o seu número não poderá ser utilizado por outro contrato do mesmo empreendimento. Por este motivo não é aconselhado utilizar como número do contrato o número da unidade (imóvel) adquirida, pois, caso o cliente troque de unidade, o número do contrato continuará com o número da unidade anterior. Para o código do contrato ficar disponível novamente é preciso acessar Contratos> Emissão> Edição do contrato> Alteração de código.
É possível, também, adicionar, consultar ou realizar downloads dos anexos nesta funcionalidade, permitindo assim que o termo de rescisão ou outro documento possam ser anexados ao contrato após gerar o seu cancelamento.
![](https://s3.amazonaws.com/cdn.freshdesk.com/data/helpdesk/attachments/production/67012448297/original/RRyTAK01qyqir6pySLxD_8vo5LWTa46hkQ.png?1621273503)
Atenção! Esta aba só aparece para contratos em situação de “Cancelado”.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!