Finalizei o cadastro da solicitação de contrato, o que faço agora?

A Solicitação de Contratos é uma das funções do processo de emissão do contrato de venda. Para o contrato ser emitido (gerar um título) ele precisa passar pela solicitação, autorização e emissão. A emissão é a etapa de efetivação do contrato. É neste momento que o título referente à solicitação de contrato será gerado no sistema de Contas a Receber.


Depois de registrar a solicitação de contrato, é preciso autorizá-la para emissão. Caso seu usuário não esteja autorizado a aprovar automaticamente a solicitação de contrato, a situação da solicitação aparecerá com status Solicitado” e será preciso aguardar a liberação pelo usuário habilitado. O usuário responsável pela autorização pode editar a solicitação, verificar se as informações estão corretas e alterá-las caso seja necessário.  

Atenção! Essa autorização pode ser concedida a usuários que não são administradores do sistema, em Segurança > Autorizações > Usuários > Comercial > Vendas. Para autorizar, marque a opção “Permitir que solicitações de contrato sejam automaticamente autorizados para emissão”.


 

Efetuado o cadastro de solicitação do contrato é preciso emitir a solicitação. Veja como! 


Passo a passo 

  1. Acesse ComercialVendas> ContratosEmissão.

  2. Informe ao menos um dos parâmetros da consulta e clique em Consultar.

     

  3. No resultado da consulta, marque as solicitações já autorizadas que devem ser emitidas e clique em Salvar.

     

    Atenção! Antes de emitir o contrato, o usuário responsável pode editar o registro em , verificar se os dados estão corretos e fazer as alterações necessárias. Se alguma alteração for realizada no contrato emitido, e se ele não possuir baixas no financeiro, será necessário emiti-lo novamente.
    

  4. Ao clicar em Salvar uma mensagem irá aparecer na tela solicitando a confirmação para numerar as parcelas do contrato em ordem de vencimentoSe você clicar em OK, as parcelas serão geradas no Módulo Financeiro ordenadas pela data de vencimento, independentemente do tipo de condição. Optando por Cancelar, o sistema apresentará no Módulo Financeiro as parcelas ordenadas por tipos de condição (ComercialVendasContratosSolicitação, na aba Novo e Condições de pagamento). 

  5. Após o salvamento, o sistema irá informar o número do título gerado no sistema de Contas a Receber.  

     

Atenção! Somente após realizar a emissão (geração de títulos) de solicitações de contrato é que a solicitação passa a ser considerada efetivamente um contrato. 


Dica! Observe que ao realizaqualquer alteração no contrato, a situação do mesmo volta a ficar com status de “Autorizado”. Logo, sempre que for realizada qualquer alteração no contrato é preciso emiti-lo novamente!


Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.