Ao tentar excluir uma parcela, o sistema indica que “a parcela está pendente no Serasa”. Como resolver?


Ao tentar fazer uma exclusão de parcela em um título a receber, o sistema exibe a informação abaixo: 


 

 

Pré-requisito


O sistema exibe esta informação porque a parcela passou pelo processo de “Inclusão” no Serasa, na tela de “Exportação PEFIN” (Financeiro > Contas a Receber > Controle de Inadimplência > Integração com o Serasa > Exportação PEFIN). 


Depois que a parcela passa por este processo, ela não pode mais ser excluída do sistema até que o processo de inclusão e exclusão seja finalizado. 


Quando a parcela é enviada para o Serasa será indicada como (S) - Parcela enviada para o SPC/SERASA em relatórios do Contas a Receber por exo Extrato I. 

Ex.: 

 


Uma vez iniciado o processo de “Inclusão” no Serasa, é esperado pelo sistema que haja uma Baixa na parcela para depois permitir que seja feita a “Exclusão” do Serasa. Este processo é um padrão de cobrança onde é feita a negativação do cliente, recebimento da parcela e depois remoção da negativação no Serasa.


Para poder permitir que a parcela seja excluída será preciso “finalizar” o processo todo de inclusão e exclusão no Serasa. Para isso vamos seguir os passos abaixo:


Passo a Passo

 

  1. Como a parcela foi “enviada” para o Serasa, devemos simular o registro de uma baixa na parcela. Acesse Financeiro > Contas a Receber > Baixas > Inclusão e efetue uma baixa na parcela. 
  2. Antes de seguirmosprecisamos avaliar uma configuração para Exclusão do Serasa. Acesse Financeiro > Contas a Receber > Controle de Inadimplência > Integração com o Serasa > Configuração e avalie a opção “Núm. De dias para exclusão”. 

    Esta configuração define o número de dias que será somado à data da baixa para que a parcela fique disponível para exclusão do Serasa. 


     


    Se colocar “0” indica para o sistema que a parcela ficará disponível para o processo de exclusão do Serasa na mesma data que for feita a baixa.


    A quantidade de dias preenchidos é somada à data da baixa para que a parcela fique disponível para ser excluída. Se a baixa for feita com uma data futura terá que aguardar até a data da baixa para exclusão. 


  3. Depois de conferir esta configuração, podemos seguir para o processo de Exclusão do SerasaDepois que a parcela está baixada, entre em Contas a Receber > Controle de Inadimplência > Integração com o Serasa > Exportação PEFIN e escolha a opção “Exclusão para gerar o arquivo de exclusão da negativação do Serasa": 

     
  4. Agora exclua a baixa realizada anteriormente, em Contas a Receber > Baixas > Alteração/Exclusão.
     
  5. Com o processo de negativação finalizado (inclusão e exclusão), da funcionalidade de Integração com o Serasa, a parcela poderá ser excluída do sistema. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

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