Como fazer uma quitação de título?

Como efetivar uma quitação no sistema quando o título tiver todas as baixas realizadas ou sem parcelas em aberto? 

 

Pré-requisito

Ao realizar todas as baixas em um título e ele não tiver mais nenhuma parcela em aberto, o sistema passa a considerar o título como “quitado”. Isso acontece também quando o título é distratado e todas suas parcelas estão baixadas. 


O sistema possui o parâmetro 1020 que determina se será exibida opção para efetivar a quitação durante a realização da última baixa da parcela do título. 


 

Caso seja escolhido “Sim” o parâmetro vai exibir uma mensagem ao realizar a baixa perguntando se deseja efetivar a quitação:  

 

 

Ao clicar em OK o sistema irá efetivar a quitação utilizando a data da baixa como data de quitação do título. 


Com o parâmetro 1020 como “Não”, o sistema não irá sugerir a opção durante a baixa e a data de quitação poderá ser preenchida seguindo o passo a passo abaixo: 


Passo a passo

Após todas as parcelas quitadas (baixadas), o título pode ter sua data de quitação “efetivada” manualmente conforme abaixo: 

 

  1. Acesse a tela de Contas a Receber > Outras Funções > Quitações.  


     
  2. Consulte o título que deseja efetivar a Quitação. 

  3. Ao acessar as informações, você poderá preencher a data que o título foi efetivamente quitado e visualizar o termo de quitação padrão do sistema.  

     
    Ao clicar em “Visualizar” o sistema exibe um termo de quitação que é padrão. Este termo não é possível alterar via sistema só com customização de acordo com a necessidade do cliente. 

  4. Após preencher a data de quitação clique em Salvar. 

 

A data de quitação será importante para gerar relatório específico que é o Relatório de Quitação de Título a Receber. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 

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