É possível gerar remessa para uma conta corrente diferente da empresa do título?

Caso você tenha configurado uma conta para a cobrança escritural de uma empresa, mas surge a necessidade de gerar arquivo remessa para os títulos de outra é necessário que o parâmetro 1185 esteja habilitado para permitir esta operação.  


Você não precisa possuir uma conta configurada para cada empresa, é possível ter uma única cobrança para todos os seus títulos.  

 

Pré-requisito 


Para verificar o parâmetro, é necessário estar autorizado. Caso você não tenha autorização, solicite a um usuário administrador a permissão das ações 686, 11, 12 que será concedida em Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do usuário 

  

É necessário que haja ao menos uma conta configurada no sistema. Para realizar essa configuração, acesse: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Configuração 

  

Para localizar a conta corrente no momento da geração, o usuário precisa ter permissão para acessar os dados financeiros de ambas as empresas. Essa autorização se dá em Segurança > Autorização > Usuários > Empresas na função 1 “Acesso aos dados da empresa”.   

 

Passo a passo  

Primeiramente, é indispensável habilitar o parâmetro para permitir que seja possível tal operação. Para configurar o parâmetro 1184, siga os passos abaixo. 

  1. Acesse: Segurança > Administração > Parâmetros.

  2. Consulte pelo código: 1184. 

  3. Edite clicando no lápis.

  4. Para que seja habilitado deverá optar pela opção sim, na qual irá permitir gerar cobrança de uma empresa X utilizando conta corrente da empresa Y.  

     

 


Atenção! É importante ler o parâmetro em questão, antes de qualquer alteração. Fique atento, pois a opção escolhida terá impacto em todos os títulos com correção anual. 

 

Após habilitar o parâmetro, o usuário já poderá escolher a conta corrente desejada para geração do arquivo remessa.  

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Geração do Arquivo Remessa 

  2. Ao acessar a tela, nos campos referentes aos parâmetros de seleção, você deverá localizar a empresa a qual o título pertence.  

     

  3. Nos campos destinados ao preenchimento das informações para geração do arquivo remessa, o usuário poderá inserir a empresa na qual a conta pertence e na sequência localizar a conta corrente.    

     

  4. Após preencher todas informações obrigatórias, clique em “Gerar arquivo remessa”, baixe ao arquivo e envie ao banco. 

 

Atenção! Qualquer alteração no parâmetro deverá ser comunicada à sua equipe, isto facilitará o entendimento do procedimento adotado por sua empresa nestes casos. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

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