Como faço para incluir insumos em uma obra nova?

Cadastramos uma nova obra no sistema, mas ao tentar fazer lançamento com insumos no Suprimentos eles não aparecem. Para que seja possível selecionar os insumos eles devem ser vinculados à obra.


Existem duas formas para fazer esta inclusão, através da cópia dos insumos do cadastro geral ou a cópia dos insumos de outra obra.


Na orientação abaixo veremos como realizar essas inclusões. 

 

Passo a passo


Cópia de insumos do cadastro geral

Através da função a seguir é possível puxar os insumos que ainda não estão associados numa obra especifica. Serão apresentados todos os insumos que ainda não estão na obra. Dependendo da quantidade de registros, os insumos serão apresentados de forma paginada, de 500 em 500 registros.  


  1. Acesse o menu Engenharia > Orçamento > Insumos > Cadastros ou pelo menu Suprimentos > Apoio > Insumos > Insumos das Obras > Cadastros. 
  2. Clique na opção COPIAR.
     
  3. Informe a obra para a qual deseja copiar os insumos. Se for necessário copiar somente alguns insumos, utilize o filtro de grupo de insumo e/ou descrição, caso contrário, basta deixar em branco e clicar em CONSULTAR. 
     
  4. Basta selecionar os insumos desejados ou clicar em Marcar todos, para incluir todos oS insumos da consulta. Por fim, SALVE a tela.


    Serão copiados os primeiros 500 insumos, apresentando os próximos para seleção. Faça o mesmo processo até incluir todos os insumos. 



     

Cópia de insumos de outra obra 


Nesta opção serão apresentados todos os insumos vinculados à obra origem, para que seja possível copiar os insumos. Acesse o menu Engenharia > Orçamento > Insumos > Cópias.

  1. Informe a obra de origem, ou seja, a obra da qual deseja copiar os insumos, e o Grupo de Insumo (é possível selecionar todos os grupos de uma única vez) e clique em CONSULTAR.

     

  2. Serão apresentados todos os insumos vinculados à obra origem, para copiar todos clique em Marcar Todos. 

  3. Na seção Obras Consideradas para a Inclusão do Insumo adicione as obras para as quais deseja copiar os insumos selecionados anteriormente. 

     


    Caso algum insumo selecionado já esteja vinculado na obra destino o sistema atualizará apenas as informações marcadas conforme imagem a seguir.

     

  4. Para finalizar a cópia dos insumos clique em SALVAR.



Nota! Para que o sistema copie detalhes e marcas dos insumos, é necessário que no cadastro da obra, em Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastros > aba Obra, a flag Adicionar marcas e detalhes gerais de insumos nas marcas e detalhes da obra esteja marcada. 





Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.