O que acontece com a previsão financeira do Pedido de Compra quando a Nota Fiscal é cadastrada?

O registro da previsão financeira do pedido permite que o financeiro tenha um controle sobre os lançamentos futuros e possa se programar para essa despesa antecipadamente.

 

Quando o material chega na obra vem junto a Nota Fiscal de Compra, que tem valor fiscal e que será efetivamente pago para o fornecedor. Nesse caso teremos dois títulos, o da previsão financeira do Pedido e o da Nota.


Mas o sistema irá processar as informações e evitar que os valores fiquem duplicados no financeiro e relatórios gerenciais.


Ao cadastrar a Nota Fiscal e atender o Pedido o sistema cadastra automaticamente uma baixa do tipo substituição no título da previsão. Assim o valor que será considerado como válido no financeiro será apenas o da Nota Fiscal.


Atenção! Para que a baixa por substituição seja feita automaticamente pelo sistema é necessário que o vínculo entre o Pedido e a Nota Fiscal seja feito corretamente, conforme mostramos no artigo: Como atender um pedido de compra através de uma nota fiscal? 


Ao analisarmos o cadastro dos títulos no financeiro serão apresentados os dois lançamentos, mas o título de previsão consta com parcelas baixadas por substituição.

 

No cadastro do Pedido também é possível verificar essa informação. Ao acessar a aba de Previsão Financeira são apresentados 3 quadros, um com o Previsto (datas e valores iniciais da previsão), um com o Realizado (datas e valores das notas que atenderam ao pedido) e as Parcelas em Aberto (com os valores restantes a serem atendidos por Nota, caso o Pedido tenha sido parcialmente entregue. Se ele foi totalmente entregue este campo aparece em branco). 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.