É possível desfazer um cancelamento de saldo de Cotação?

Tenho cotações de preços que foram canceladas indevidamente. Renegociei com os fornecedores e iremos dar continuidade no processo de compra, no entanto elas constam como canceladas no sistema. 


Nessas hipóteses é necessário voltar o saldo dessas cotações, desfazendo assim o cancelamento realizado. Dessa forma  os insumos ficam como pendentes e os relatórios irão apresentar as informações mais consistentes com a realidade da empresa. 

 

Pré-requisito 

O parâmetro 535 ( Segurança> Administração> Parâmetros deve estar com a opção “Sim” atualizado. Dessa forma o sistema permitirá que o cancelamento de saldo d a Cotação  seja desfeito.    

 

Passo a passo 

Antes de realizar este procedimento é importante validar o que aconteceu com o (s)  insumo (s),  da (s) solicitação (ões quando a Cotação foi cancelada. Isso pode ser verificado em  Segurança> Administração> Parâmetros , através do parâmetro 536. 

Como opções são: 

  • Inalterada  - os insumos continuaram atendidos e nada aconteceu com uma solicitação.  

Voltar o saldo dos insumos nesse caso não afeta o processo. 

  • Pendente novamente  - a quantidade do insumo voltou a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com a cotação cancelada. 

Voltar o saldo da Cotação, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante  criar uma nova  cotação para registrar uma negociação deste saldo e não voltar o saldo da cotação antiga. 

  • Exclusão da quantidade solicitada  - a quantidade do insumo é excluída da solicitação. 

Voltar o saldo da Cotação, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante validar se deve-se voltar o saldo da Cotação ou recomeçar o processo desde a solicitação. 

 

  1. Em Suprimentos> Compras>  Cotações de preços  > Cancelamentos de Saldos consulte e edite a cotação necessária. 

     

  2. Verificar quais insumos / entregas você deseja retornar o saldomarque  uma coluna “ Saldo”  e salve a tela.  

     

 

Agora pedido o insumo está com saldo novamente, sendo possível formalizar o junto ao fornecedor! 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!   


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