É possível desfazer um cancelamento de saldo de pedido?

Tenho pedidos de compra que foram cancelados indevidamente. Os insumos serão entregues pelo fornecedor, no entanto, eles constam como cancelados no sistema. 


Nessas hipóteses é necessário voltar o saldo desses pedidos, desfazendo assim o cancelamento realizado. Dessa forma  os insumos ficam como pendentes e os relatórios irão apresentar as informações mais consistentes com a realidade da empresa. 

 

Pré-requisitos 

 parâmetro 414  ( Segurança> Administração> Parâmetros deve estar com  a opção “Pendente” atualizado. Dessa forma o sistema permitirá que o cancelamento de saldo do pedido seja desfeito.    

 

Passo a passo 

Antes de realizar este procedimento é importante validar o que aconteceu com o (s)  insumo (s) , da (s) solicitação ( ões ), quando o Pedido foi cancelado. Isso pode ser verificado em   Segurança> Administração> Parâmetros , através do parâmetro 104. 

Como opções são: 

  • Inalterada  - os insumos continuaram atendidos e nada aconteceu com uma solicitação (e cotação, caso tenha). 
    Voltar o saldo dos insumos nesse caso não afeta o processo. 
  • Pendente novamente  - a quantidade do insumo voltou a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com o pedido cancelado. Caso o insumo tenha vindo de cotação ele ficou pendente na solicitação, mas vinculado à cotação, sendo necessário dar continuidade a ela ou cancelar seu saldo.
    Voltar o saldo do Pedido, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante criar um novo pedido para este saldo e não voltar o saldo do pedido antigo. 
  • Exclusão da quantidade solicitada  - a quantidade do insumo é excluída da solicitação.
    Voltar o saldo do Pedido, neste caso, fará com que esta quantidade seja avulsa, ou seja, não veio de nenhuma solicitação. Pode ser interessante validar se deve-se voltar o saldo do pedido ou recomeçar o processo desde a solicitação. 

 

  1. Acesse Suprimentos> Compras> Pedidos de Compra> Cancelamentos de Saldos  consulte e edite o pedido desejado.  

     

  2. Verificar quais insumos / entregas você deseja retornar o saldoMarque  uma coluna “Saldo”  e salve a tela.  

     

 

Agora o insumo está com saldo novamente, sendo possível cadastrar a sua Nota Fiscal! 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.