Como cancelar o saldo de uma Cotação?

Tenho cotações de preço que estão com acordadas, mas os insumos delas não serão mais tratados. 


Nessas hipóteses é necessário cancelar o saldo dessas cotações. Assim somente os insumos que realmente serão entregues ficarão pendentes e os relatórios apresentarão as informações mais consistentes com a realidade da empresa. 

 

Pré-requisitos 

Atenção! Antes de realizar o cancelamento de saldo é importante definir que deve acontecer com o insumo da (s) solicitação (ões) quando uma cotação negociação  para cancelada. Isso pode ser verificado em  Segurança> Administração> Parâmetros , através do parâmetro 536. 


Como opções são: 

  • Inalterada  - os insumos continuarão atendidos e nada ocorre com a solicitação. 
  • Pendente novamente  -  a quantidade do insumo volta a ficar pendente na solicitação, perdendo o vínculo com a cotação cancelada. 
  • Exclusão da quantidade solicitada  - a quantidade do insumo é excluída da solicitação. 

 

Passo a passo 

  1. Em  Suprimentos> Compras>  Cotações de preços  > Cancelamentos de Saldos  consulte e edite a cotação necessária. 

    Atenção! Somente insumos com melhor opção de compra selecionada para seleção nessa tela. Caso o insumo desejado não aparecendo, a negociação ( Suprimentos> Compras> Cotações de preços> Negociações ) e selecione algum dos fornecedores como opção escolhida para a compra. 




  2. Verifique quais insumos/entregas você deseja cancelar, desmarque uma coluna “ Saldo”  e salve. 

     



Agora o insumo está cancelado! 

 


Atenção! Em alguns casos é apresentada a mensagem "O saldo de alguns insumos desta cotação não poderão ser cancelados, pois já foram atendidos ou ainda não foi escolhida a opção para compra na última negociação registrada.".


Essa mensagem está informando que há insumos na cotação que não podem ser cancelados, seja porque já foram atendidos por pedido ou contrato ou porque não foi selecionada a melhor opção de compra em alguma negociação, o que é pré-requisito para poder cancelar o saldo dele.


Se o seu insumo não foi atendido por pedido ou contrato e não aparece para cancelar, retorne na negociação e verifique se ele foi negociado totalmente e tem um fornecedor escolhido como melhor opção de compra.


Os insumos que aparecerem na tela podem ser cancelados sem problema, a mensagem refere-se aos insumos que não podem ser cancelados e não afeta a continuidade do cancelamento dos demais insumos.




Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.