Mesclagem de contratos com o Word (módulo Suprimentos)

Sienge permite que sejam desenvolvidos modelos de contratos no Word utilizando dados do sistema para o preenchimento. Assim cria-se um minuta padrão onde os dados principais, como objeto do contrato, valores, dados e dados do fornecedor, por exemplo, puxar informações do Sienge . 


Isso permite uma agilidade na criação do contrato, sendo necessário apenas revisar o contrato emitido e coletar as assinaturas, pois as cláusulas estão no modelo e os dados estão no sistema. 

 

Criando um modelo de contrato 

 

No Word, nos campos aplainadas para o conteúdo existente no  Sienge, deve-se digitar P {X} onde X é o número do parâmetro. Esse número pode ser verificado em  Suprimentos> Apoio> Contratos> ParâmetrosTodos estão dispostos a todos os campos do sistema que permite uma emissão via mesclagem de Contratos. 

 

Veja um exemplo: 

O presente contrato  P { 1} refere-se à relação entre um Contratante P {30} e o Contratada P {40} tendo como objeto P {2}. Este contrato terá vigência de  P { 122} meses, tendo seu início em P {4} e término em P {5}. 

Em cada ponto do exemplo acima onde foi fornecido um parâmetro o sistema irá substituir o campo pelo conteúdo do parâmetro, por exemplo  P { 1} apresentará o número do contrato. 

 

Inserindo itens em forma de tabela 

 

Para que os itens do Contrato sejam suprimidos em forma de tabela basta inserir uma tabela de arquivo do Word e inserir os parâmetros, conforme especificado anteriormente. Segue um exemplo da configuração e de como serão recebidos as informações:


  

Inserindo o modelo de mesclagem no  Sienge: 

 

Após criar o documento no Word ele deve ser inserido no  Sienge , para que as mesclagens ocorram no momento da emissão de Contratos. 


Acesse  Suprimentos> Apoio> Contratos> Modelos  e cadastro um modelo novo desmarcando a opção rascunho, ou edite um modelo já cadastrado. 

 

Nota! Marque a flag “Rascunho” para que a criação do modelo seja realizada através de um editor de texto no próprio navegador. Esse tipo de modelo não permite uma configuração tão ampla quanto a mesclagem com o Word. 


Clique em  Escolher Arquivo  e selecione o modelo salvo, escolha também o tipo de impressão padrão que você deseja:  DOC ,  PDF  ou  Ambos Ao marcar a  opção  Ambos , o sistema permite que a seleção do formato de saída do arquivo ocorra no momento da emissão do Contrato ( Suprimentos> Contratos e Medições> Relatórios> Emissão de Contratos ).


 

 

Emitindo um contrato com o modelo criado:

 

Após inserir o modelo de contrato no sistema ele disponível pronto para ser selecionado na emissão de Contratos. Para realizar uma emissão entre em  Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos > Emissão de Contratos  informe qual contrato deseja emitir e selecionar o modelo importado anteriormente. Caso o campo informado não esteja preenchido no sistema o campo correspondente, como -X-. Assim é importante revisar o relatório após a emissão. 


Dica!  Por do parâmetro 677 é possível alterar o texto padrão de parâmetros de mesclagem com valores inexistentes ou inválidos. Para realizar uma alteração de acesso:  Segurança> Administração> Parâmetros.


 

 

Veja o que fazer caso a mesclagem de algum parâmetro não funcione:  

  

Caso ocorra de algum parâmetro não realizar uma mesclagem siga o passo a passo abaixo: 

  

  • No espaço onde deseja que uma informação seja mesclada com o  Sienge , vá em  Inserir> Explorar Partes Rápidas> Campo: 

    Dependendo da versão do Word clique na opção conforme imagem abaixo para inserir o campo de mesclagem:   

     
 

E vá em “Mais Comandos”. Ao acessar essa opção aparece na tela abaixo, onde você deve selecionar, na guia “Escolher comandos em”, a opção Guia inserir:


Uma imagem contendo captura de tela 
Descrição gerada automaticamente 


Nas opções que aparecem nessa guia, localize e selecione a opção “Inserir um campo ...” e clique em adicionar:

Uma imagem contendo captura de tela 
Descrição gerada automaticamente 

 

Essa ação precisa ser executada somente uma vez, pois irá incluir um ícone no acesso rápido do Word. A partir de agora, basta acionar esse ícone para inserir os campos de mesclagem:


Uma imagem contendo captura de tela 
Descrição gerada automaticamente 


Ao acionar a opção de “Inserir Campo” aparece na tela abaixo, selecione a opção Mesclar campo. Preencha o nome do campo com P {X}, onde X é o número do parâmetro. Esse número pode ser verificado em  Suprimentos> Apoio>  Contratos> Parâmetros Nas opções “Texto a ser inserido antes” e “Texto a ser inserido antes” preencha com ##, conforme imagem abaixo: 




Após clicar em OK o campo ficará assim: ## «P {x}» ##. Nesse momento você deve retirar os símbolos «e», ficando assim: ## P {x} ##. 


Atenção! Cada parâmetro deve ser inserido individualmente, a cópia entre os parâmetros pode resultar em problemas durante a mesclagem com o  Sienge . 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.