Como configurar a apropriação de uma obra?

A apropriação de obra é aproveitada para vincular os lançamentos do sistema (compras e financeiro principalmente) aos itens do orçamento. Desta forma é possível visualizar nos relatórios gerenciais um comparativo entre o que foi orçado e o que foi comprado  para cada etapa / serviço da obra  

 

Passo a passo  


  1. Para realizar a configuração da apropriação de obra acesse o cadastro da obra  Apoio  >  Obras / Centro de Custo  >  Cadastro.
  2. Informe os parâmetros de consulta obrigatórios (*) e  clique em  Consultar.
  3. Localize a obra estimativa nos resultados da consulta e acesse o cadastro clicando na edição do registro ().
  4. Acesse a aba  Obra  no menu superior  e definir o  Nível de Apropriação . 

O nível de apropriação define se os custos da obra serão incluídos  de forma detalhada  ou não. 

 

 

Para não controlar as despesas por nível de apropriação utilize a opção “Obra”. Neste caso, se houverem apropriações registradas para esta obra as mesmas serão eliminadas ao confirmar esta operação. No caso de querer controlar a apropriação de obra nos níveis mais detalhados selecione uma das opções: " Célula Construtiva”, “Etapa”, “Subetapa ou “Serviço”. 

 

O detalhamento das informações referentes a uma obra permite avaliar a forma mais eficaz os relatórios comparativos entre o orçamento e os custos da obra gerado pelo sistema , realizando um item de análise de um item e para a obra como um todoEssa análise é importante porque mostra se o custo da obra está sendo maior do que o que foi orçado para cada item inserido no orçamento da obra.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.