Como realizo o cadastro de Financiamento Bancário?

Este artigo orienta no cadastro de um financiamento bancário na modalidade de contrato de mútuo, leasing, pagamento anual e swap. É possível registrar os valores referentes ao pagamento de um financiamento bancário indicando o valor principal e o valor de encargos.

 


Pré-requisito 

Possuir um contrato nas seguintes modalidades: mútuo, leasing, pagamento anual ou swap que são contemplados na regra do Financiamento Bancário no Sienge 

 


Passo a passo 


  1. Acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Financiamento Bancário / Financiamento Bancário e preencha as informações de cadastro:

 

Título: Número do título de financiamento bancário. O sistema gera automaticamente um número sequencial ao Salvar o título.


Empresa: Empresa do título de financiamento bancário.


Instituição: Instituição do título de financiamento bancário.


Documento: Documento do título de financiamento bancário.


Número do documento: Número do documento do título de financiamento bancário.


Data de emissão: Data de emissão do título de financiamento bancário.


Data contábil: Data contábil do título de financiamento bancário (campo disponível caso se tenha definida a data de início de contabilização no cadastro da empresa do título).


Tipo do contrato: Preencha de acordo com a modalidade de contrato indicada em seu contrato, como Contrato de mútuo , Leasing, Pagamento anual ou Swap.


Observação: Observação do título e/ou da instituição.


Valor contrato: Valor total das parcelas do financiamento.

Parcelas: Número de parcelas do título de financiamento bancário.


Valor juros: Valor de juros do financiamento.


Valor IOF: Valor IOF do financiamento.


Valor IOC: Valor IOC do financiamento.

Tarifa: Valor de tarifa do financiamento.
Ao marcar esta flag, a tarifa será considerada no valor do financiamento:


Sistema de amortização: Selecione a tabela PRICE ou SAC conforme descrito no contrato


Tipo de juros: Indique os tipos de juros que incidirão em seu contrato, como juros pré-fixado, pós fixado ou ambos. Caso seja um juros pós fixado acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Financiamento Bancário / Juros Pós-fixado para cadastrar conforme apresentado em seu contrato.


Juros pós-fixado: Informe o juros conforme cadastrado em no menu Financeiro / Contas a Pagar / Financiamento Bancário / Juros Pós-fixado

Juros pré-fixado: Percentual de juros pré-fixado.

Prazo de carência: Informe os meses do período de carência para o pagamento das parcelas.

Tipo de carência: Indique se durante a carência haverá pagamento de juros selecionando a opção "Com pagamento de juros" ou indique se não haverá pagamento de juros ao selecionar a opção "Sem pagamento de juros".

Informações sobre apropriação financeira:



Data contábil: Data contábil do título a pagar referente ao financiamento.

Conta Contábil: 

Indexador: Indexador a ser utilizado para correção das parcelas do título de financiamento bancário.


Data base: Data base do indexador informado para início da correção das parcelas. Os valores do indexador devem ser atualizados nas datas, diariamente ou mensalmente (conforme periodicidade do indexador). A partir da data base e com o indexador atualizado é que será corrigida toda e qualquer parcela em todos os relatórios e principalmente no registro de pagamento (baixa).


Data 1º vencimento: Data de vencimento da primeira parcela do título de financiamento bancário. Esta data não poderá ser menor que a data de emissão.

Data 1ª competência: Data da primeira competência do título a pagar referente ao financiamento bancário.


Atenção! As informações de valor de IOF, valor de IOC e tarifa são informativos e o cálculo não é efetuado de forma automática ao valor do financiamento.  

Além das informações cadastrais, é preciso informar os dados para a contabilidade, geração das parcelas, apropriações de despesas por centro de custo e departamento. 

A partir dos dados informados no cadastro do financiamento bancário é possível verificar e editar as informações sobre as parcelas. 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.