Como realizar uma transferência entre Empresas com apropriação financeira?

Caso tenha necessidade de registrar uma transferência de valores entre contas correntes de Empresas diferentes. A operação “30 - Transferências entre empresas” permite preencher o plano financeiro de saída e entrada dos valores da operação. Assim você consegue ter um maior controle e rastreabilidade da operação nos relatórios gerenciais de Suporte à Decisão. 

 

Pré-requisitos 

É necessário possuir: 

  • Um Plano Financeiro cadastrado em Apoio > Planos Financeiros. 
  • Contas Correntes cadastradas para seleção. 
  • Autorização para visualizar a tela de Caixas e Bancos > Movimentações. 

Passo a passo 

  1. Acesse Financeiro > Caixa e bancos > Movimentações. 
  2. Clique na opção Novo. 

     
  3. Ao clicar em novo, será apresentada a tela de Cadastro de Movimentações. 

  4. Para a Transferência entre contas de Empresas diferentes, é necessário preenchimento dos campos obrigatórios: 

    • Operação*: Escolha o tipo 30 - Transferência entre Empresas. 
      Dica! Existe a operação 4 - Transferência que não é necessário preenchimento do Plano Financeiro. Para saber mais, acesse: Posso realizar uma transferência simples entre contas correntes da mesma empresa? 

    • Histórico*: Ao escolher a operação, o Histórico padrão para Transferências é o código 16, mas existem outras opções. 

      Atenção! O Histórico é um cadastro fixo do Sienge e está relacionado ao tipo de operação informada. A lista de Histórico do sistema não pode ser alterada. 


       

     

    • É obrigatório, também, o preenchimento do Plano financeiro de Despesa, ou seja, que vai registrar a saída do valor transferido. Será preciso escolher o centro de custo da Empresa de origem do valor a ser transferido. 


  5. Clique no botão Adicionar para inserir as informações e, depois, Confirmar. 



    Atenção! Note que o plano financeiro de saída no Sienge inicia com o número 2.X.X. 

  6. Depois é necessário, também, o preenchimento do Plano Financeiro de Receita, ou seja, a conta que irá registrar a entrada do valor transferido. O centro de custo escolhido é da Empresa de destino. 

  7. Clique no botão Adicionar para inserir as informações e, depois, Confirmar. 

     

    Atenção! Note que o plano financeiro de saída no Sienge inicia com o número 1.X.X.

  8. A seção de “Apropriação de Despesas por Obra” da Empresa de origem, deverá ser usada somente quando for necessário apropriar os valores a um item de orçamento (Opcional). 

    A apropriação de obra permite apropriar as despesas para um ou mais itens do orçamento da referida obra. Para que se possa fazer esta apropriação a obra deve possuir nível de apropriação diferente de “Obra.” 


    Para realizar uma nova apropriação de obra clique no botão Adicionar e informe a obra, a unidade construtiva, o item do orçamento e o valor ou percentual de apropriação referente ao item e a obra informados. Clique no botão Confirmar para incluir a apropriação à movimentação. 


    Dica! Clique em Gerar Aprop. para que o sistema gere automaticamente a apropriação de obra de acordo com a apropriação financeira informada para a movimentação. Clique no botão Confirmar para incluir a apropriação de obra. 

    Dica!  A apropriação de obra estará disponível caso tenha sido selecionada a operação Pagamento, Abatimento do Custo da Obra ou Transferência entre empresas. 


  9. Depois dos dados inseridos, clique no botão Salvar para gravar as informações da transferência.  


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

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