Como faço para configurar Alçadas de Autorização de Pagamento?

Você precisa configurar Alçadas de Autorização de Pagamento para que determinados usuários do sistema consigam autorizar títulos a pagar de determinados valores. 

Este processo ajudará no controle de pagamentos, restringindo o acesso de autorizações de acordo com a alçada permitida de cada usuário, isso evitará que títulos que não deveriam ser pagos sejam liberados para pagamento. 

 

Pré-requisitos 

Para que você consiga configurar as Alçadas de Autorização de Pagamento, o parâmetro 743 (Configuração de alçadas na autorização de pagamento do contas a pagar) deverá estar configurado para Valor. 

 

Passo a passo  

Após parametrização, você deverá realizar a configuração das alçadas. Para isso acesse Financeiro > Contas a Pagar > Autorização de Pagamento > Alçadas de Autorização de Pagamento.  

Para inserir níveis de alçadas:
Na aba Níveis de Alçadas você irá configurar os níveis de autorização dos usuários. Exemplo de níveis: colaborador, gerente, diretor etc.  
  1. Para cadastrar um novo nível de autorização, clique no botão Adicionar 

  2. Informe a descrição. 

  3. Marque “Nível administrador” para indicar se este nível pode autorizar as parcelas independentemente da configuração de autorização, ou seja, quando o Nível Administrador autorizar uma parcela, ela ficará automaticamente autorizada sem a necessidade de atingir a quantidade de autorizações configuradas. 

 


Para permitir usuário ao nível de alçada: 


Você deverá permitir usuário em um dos níveis de alçada já cadastrado anteriormente. Essa permissão deverá ser feita em Segurança > Autorizações > Usuários > Financeiro, consulte pelo usuário e clique no botão . No campo Alçada de autorização de pagamento selecione o nível que o usuário pertencerá. 

 


Para definir faixa de alçada:  


Na aba Faixas de Alçadas você deverá cadastrar as faixas de valores para as alçadas que os Níveis, já cadastrados, deverão autorizar. Clique no botão Adicionar para cadastrar as faixas, que são determinadas por dois valores quaisquer (de sua escolha), não podendo estar compreendidos em nenhuma outra faixa definida anteriormente. 

Exemplo: Faixa 1: 0 – 1000,00 

       Faixa 2: 1000,01 – 2000,00.  

 

Para definir os níveis na faixa de alçada (autorizações), clique no botão , e depois, clique no botão Adicionar. Selecione os níveis que deverão autorizar o pagamento para esta faixa de valor e clique no botão Selecionar. Conforme a imagem abaixo. 

  

 

Para finalizar, informe quantos usuários de cada nível devem autorizar a parcela até que ela seja liberada para pagamento e clique no botão Salvar. 

 

 

Após inserir os Níveis, permitir usuários e definir as faixas, seu sistema estará apto para a utilização da autorização de pagamento por Alçada. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado. 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.