Como faço para lançar um pagamento a um fornecedor sendo que a nota fiscal/contrato ainda não chegou?

Para lançar o pagamento, é necessário cadastrar um título e baixar por adiantamento e posteriormente com a chegada da nota realizar o abatimento de adiantamento.  


Vale lembrar que o adiantamento é um tipo de baixa que gera movimentação financeira e permite realizar o pagamento antes de possuir a nota fiscal. Diferentemente do pagamento, esse tipo de baixa tem como principal característica o fato de gerar um saldo controlado para o credor e a empresa do título de adiantamento. 

Esse processo é comumente usado por empresas e credores, onde o credor solicita um adiantamento, parte do valor de um serviço ou material que será ainda entregue. Esse tipo de baixa permite que o pagamento seja feito, porém quando a nota fiscal do serviço e/ou produto é entregue, ela pode ser baixada sem gerar uma nova movimentação.  

 

Pré-requisito 

  • Cadastrar um título para ser baixado como adiantamento.   

 

Passo a passo  

Primeiramente será necessário cadastrar um título avulso no financeiro, para isso acesse Financeiro > contas a pagar > títulos. 

O próximo passo será efetuar a baixa desse título por adiantamento, para isso: 

  1. Acesse financeiro > contas a pagar > baixas > inclusão. 

  2. Selecione o tipo de baixa adiantamento.  



  3. Realize a consulta do título.

  4. Selecione as parcelas a serem baixadas. 

  5. Salve a tela de baixa. 

     

 

Feito esse processo o adiantamento foi criado e saldo gerado para credor, assim quando a nota fiscal chegar, você efetuara o abatimento de adiantamento. Para mais informações acesse o artigo: Como faço o abatimento de adiantamento? 

  

Dica! Para ver o saldo de adiantamento gerado para o credor veja o relatório de saldo de adiantamento, em Financeiro> contas a pagar> Relatórios> adiantamento. 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.