Como não gerar os registros C195/C197 e D195/D197 no SPED ICMS/IPI para empresa não contribuinte?

Quando a empresa é não contribuinte de ICMS e não necessita gerar os registros C195/C197 e D195/D197 é possível configurar o sistema para não contabilizar estes valores, evitando, assim, o retrabalhado de ter que excluir esses registros no validador da receita. 


Veja na sequência como automatizar a geração dos registros do SPED ICMS/IPI, atendendo as especificidades de empresas não contribuintes de ICMS. 

 

Passo a Passo 

  1. Acesse Apoio > Empresas > Cadastro, informe os parâmetros de consulta e abra a edição de registro (ícone lápis) para configurar o cadastro da empresa desejada.
  2. No campo “Inscrição estadual” mantenha a opção --Selecione-- (não configurada) ou selecione a opção "Não contribuinte". 

Inserindo imagem... 

Desta forma ao realizar o lançamento do título a pagar, a receber ou nota fiscal avulsa vinculada a esta empresa, o sistema não irá gerar os ajustes SP90090104 e SP90090278 e consequentemente não irá gerar também as informações dos registros C195/C197 e D195/D197 dos arquivos do SPED ICMS/IPI nas informações fiscais. 


  


Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.