Como dar desconto pela baixa de parcela?

Ao realizar uma baixa é possível transformá-la em uma baixa parcial de desconto, na qual não terá nenhum valor líquido de recebimento, apenas a informação do desconto dado que será desconsiderado do saldo final da parcela. Veja como!

 

Pré-requisito  

É necessário que o usuário tenha autorização para conceder desconto na baixa, no caminho: Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro, onde deve estar marcada a flag 'Autorizado a configurar/conceder descontos e acréscimos nos contratos, títulos e baixas'.



Passo a passo 

 

1. Acesse Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão.


2. Consulte os filtros da parcela a ser baixada, adicionando a data da baixa, o tipo de baixa, a empresa da conta, a conta corrente e as informações do título e parcela, após todos os preenchimentos, basta clicar em Consultar.


3. Abra a edição da baixa da parcela desejada sobre o lápis  ().



4. Primeiro o campo 'Baixar', deve ser alterado para 'Parcial.



5. Após isso, deve ser zerado o campo de 'Valor líquido'.



6. E só então, será adicionado no campo 'Desconto', o valor que estará sendo baixado como desconto da parcela.




7. Após todos os preenchimentos basta clicar em Salvar, onde abrirá uma baixa de mensagem escrito 'Baixa com desconto de R$ 500,00. Confirme operação?', basta clicar em OK e depois clicar na aba 'Seleção de parcelas'.






8. Último passo para efetivar a baixa, é conferir se a parcela que deve ser baixada está marcada e clicar em Efetuar baixa. 



9. É possível visualizar a baixa no relatório de contas recebidas (Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Contas Recebidas), sendo apresentado no relatório o valor da baixa, o valor do desconto e o valor líquido, que vem zerado.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.