Como visualizar auditoria de exclusão de um título a pagar?

Você possui o número de um título a pagar, mas ao tentar consultá-lo o sistema informa que não há registro para os parâmetros e nem mesmo um usuário administrador enxerga o título? 

É possível verificar se este título a pagar foi excluído através de uma Auditoria do Sistema.

Veja o passo a passo neste artigo.



Pré-requisito 
Para que o usuário consiga executar o auditoria, o mesmo deverá estar autorizado no Módulo Segurança - ação 340 (Acessar: Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário).  


 

Passo a passo

  1. Acessar: Segurança / Administração / Auditoria do sistema;
  2. Preencher o filtro "Período" de acordo com a realidade do título que está investigando a exclusão (os demais filtros não precisam ser preenchidos);
    Por exemplo, se você tem conhecimento que o título foi excluído em determinado mês ou semana, preencha este filtro de acordo.  


Dica! Caso não saiba quando o título foi excluído, pode ser preenchido o início do ano presente até o dia atual. E caso não encontre resultados, testar períodos mais antigos, por exemplo o ano anterior.


3. Expandir o item "Parâmetros avançados" e nos campos Entidade e Campo escolha a opção "Mensagem";
 


4. No campo Conteúdo, escrever: %Exclusão do Título A Pagar #XXXX%

Onde, no texto acima, deve ser trocado "XXXX" pelo número do título;


Exemplo: quero visualizar auditoria de exclusão do título 12340, vou escrever no campo "Conteúdo": %Exclusão do Título A Pagar #12340%

5. Clicar em visualizar para gerar a auditoria.

Veja abaixo o resultado da auditoria e como interpretá-la:
 

Neste exemplo podemos ver que o título a pagar 12340 foi excluído pelo usuário Yuri, na tela de exclusão de liberação de medições, dia 02/03/2022 às 14:52. Também é possível ver algumas informações básicas do título (valor, quantidade de parcelas, tipo de documento e número do documento).



Atenção! A auditoria auxilia a verificar quando, quem, e em qual tela do sistema o título a pagar foi excluído. Porém, não existe nenhuma funcionalidade para reverter a exclusão. 
Caso seja necessário recuperar o lançamento, é necessário cadastrá-lo novamente no sistema, manualmente.

Nota! O parâmetro 1034 define por quanto tempo o sistema guardará dados nas Auditorias. 

Se a exclusão do título for mais antiga que o tempo definido neste parâmetro, a auditoria não exibirá nenhum resultado. E assim, não será possível recuperar as informações da condição de exclusão deste título.

Parâmetro visível e editável em Segurança / Administração / Parâmetros.


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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