Como criar um modelo de relatório de Pedidos de Compra em Relatórios Configuráveis?

O sistema Sienge dispõe de alguns modelos de relatórios que podem ser utilizados no menu Suprimentos > Compras > Relatórios Configuráveis > Pedidos de Compra.

Isso é válido tanto para a opção de "Emissão de Pedidos", quanto para "Análise do Comprador".

É possível através dos modelos já existentes, personalizar um novo modelo de relatório que atenda as necessidades da empresa.



Pré-requisito


Para conseguir realizar a tarefa de criação de um novo modelo de relatório, é necessário que o usuário possua conhecimentos básicos sobre o software Eclipse Birt, e experiência prévia em reports, ou seja, criação de relatórios.


Atenção! O recomendável é que se utilize o Eclipse BIRT Designer Version 4.4.0 e que a versão do arquivo deve ser a 3.2.23.



*Neste artigo não exibiremos o passo a passo da utilização do programa Eclipse Birt, mas temos esse material que pode servir de apoio Gerador de Relatórios - Relatórios Configuráveis.

 


Passo a passo

Para editar ou criar um novo modelo de relatório, basta acessar o menu Suprimentos > Compras > Relatórios Configuráveis > Pedidos de Compra, escolher a opção desejada (Emissão de Pedidos ou Análise do Comprador), e clicar em modelos.


Na tela seguinte, escolha o relatório desejado e faça o download do arquivo.

O arquivo baixado possui a extensão ".rptdesign", que poderá ser aberto no programa Eclipse Birt.

Após a edição do arquivo no Eclipse Birt, basta importá-lo novamente para o Sienge, no mesmo menu, utilizando o botão "Adicionar".


Ao clicar em "Adicionar", será adicionada uma nova linha com o botão "ESCOLHER ARQUIVO", basta clicar no botão e será aberta a tela de seu computador para buscar o arquivo referente ao relatório, selecione o mesmo e clique em abrir.

Na coluna "Padrão", da tela "Cadastro de Modelos", é possível definir o relatório padrão que será utilizado no sistema, marcando a caixa correspondente.



Atenção!

Ao baixar o modelo padrão, é baixado apenas o código dele, sem dados de obras, pedidos ou insumos.

Somente depois de inserir o novo modelo no Sienge e usar ele na emissão do relatório, que o sistema acessará os dados e emitirá apresentando as informações conforme o modelo criado.

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.