Como gerar a ECD ( Escrituração Contábil Digital) do SIENGE para o validador?

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores. 


Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: 

I - Diário e seus auxiliares, se houver; 

II - Razão e seus auxiliares, se houver; 

III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos. 

 

Pré-requisito  

Para importar a ECD para o sistema da receita federal de forma mais eficaz é imprescindível estar com a versão atualizada do sistema, preencher as informações corretamente no SIENGE


Para isso, Cadastre:

a empresa com o máximo de informações possíveis

- o código do IBGE com informação do município da empresa

- o Plano de contas - fechar os lotes e gerar os lançamentos 

- Centro de custos- associar ao plano de contas

- a DMPL/DLPA ( quando for o caso)

- o signatário e marcar um contador responsável pela ECD 

 

Além disso, é importante ter os planos de contas contábeis associadas ao plano referencial, definir a visão por empresa ou grupo de empresa de acordo com a necessidade de cada instituição, ter efetuado algumas rotinas referente a geração da ECD, como: o zeramento de contas de resultado conforme artigo disponível no link: Como realizar o zeramento das contas de resultado? : Sienge Plataforma (freshdesk.com), verificar os saldos das contas através dos relatórios. 

 

Atenção! Para a validação é fundamental baixar os software atualizado de validação da ECD no site da receita federal e instalar em seu computador para que possa validar as ECDs.

 

Passo a passo

No SIENGE, há opção de gerar a ECD por empresa (situação A) ou grupo de empresa ( Situação B- consolidado).

Atenção! Para o bom funcionamento das informações será necessário o cadastro da visão por empresa ou grupo de empresas. 

Situação A- Geração da ECD por empresa:

No SIENGE, vá no módulo contabilidade/Fiscal e acesse:  Contabilidade / SPED / ECD - Escrituração Contábil Digital.

Passo 1º-  Preencha as informações referente a escrituração contábil, conforme imagem a seguir:


Passo 2º- Após preencher as informações que considera necessária, desça na mesma aba e clique sobre o botão gerar o arquivo. 



Passo 3º- O arquivo será gerado e disponibilizado no campo esquerdo de sua tela conforme imagem abaixo:

 



Passo 4º- Baixe o arquivo em seu computador e abra o programa de validação da ECD. 

 

Passo 5º- Após baixar os arquivos do SIENGE para seu computador, identifique os mesmos e importe-os para dentro do sistema do SPED contábil na opção indicada na seta abaixo: 


Passo 6º- Assim que abrir o arquivo vindo do SIENGE dentro do sistema de ECD contábil, será habilitada uma nova aba, essa pode ser de validação ou de pendências de validação, conforme imagem a seguir: 



Passo 7º- No caso de não apresentar pendência será necessário somente enviar o arquivo e verificar se apresenta erro. Caso apresente algum erro, corrija-os e valide o arquivo novamente. 


Situação B) Geração da ECD por grupo de empresa- Consolidada. 

No SIENGE, vá em: Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / SPED / Grupos de Empresas Contábeis / ECD - Escrituração Contábil Digital por Grupo


Passo 1º-  Preencha as informações referente a escrituração contábil digital por grupo, estabelecendo o grupo e a visão, habilite as flags de acordo com a necessidade da instituição, conforme imagem a seguir:




Passo 2º- Após preencher as informações que considera necessária para seu grupo de empresas, desça na mesma aba e clique sobre o botão gerar o arquivo. 

Atenção!  A partir do passo 3º,  siga os passos da situação A. 



Observação! 

No caso de apresentar erros e advertências, conforme imagem do passo 6, será necessário fazer  os ajustes no SIENGE e importar novamente o documento para validação. 



Atenção! No caso de alteração do plano de contas de um período para o outro será necessário, habilitar a flag de alteração do plano de contas e cadastrar o I157. Para isso, acesse o nosso artigo: Como registrar o I157 para validar a ECD ? : Sienge Plataforma 



Outros pontos interessante que podem auxiliar na geração da ECD:

Como realizar a Integração contábil no Sienge? : Sienge Plataforma.  

Como cadastrar um plano contábil? : Sienge Plataforma 



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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