Como cadastrar nova Obra/Centro de Custos e quais as diferenças dos registros?

Esse artigo irá demonstrar como realizar o cadastro de uma Obra/Centro de Custo e quais são as características de cada tipo de registro a se utilizar.



Pré-requisito 


Possuir acesso a tela de cadastro de obras/centro de custo.



Passo a passo 


1- Acesse em Apoio / Obras/Centros de Custo / Cadastros e clicar em Novo para inserir um novo cadastro;

2- Preencher os campos obrigatórios na aba Cadastro, Código, Nome, Município e Tipo de registro;


Para entendimento do preenchimento do campo obrigatório "Tipo de Registro", veja abaixo as opções e seus significados:



OBRA E CENTRO DE CUSTO: Selecione esta opção para indicar que o registro será do tipo obra e centro de custo e poderá ser utilizado em todo o Sienge;

Atenção! 
  • É vinculado a uma única empresa por ser também centro de custo;
  • Não pode ser vinculado a outras obras;
  • A obra pode ser utilizada para elaboração de orçamento. 


SOMENTE OBRA: Por não possuir centro de custo, os registros deste tipo não poderão ser utilizados no cadastro de informações financeiras. Poderá ser utilizado somente se for associado um centro de custo. "Lembre-se que as informações financeiras sempre são vinculadas ao centro de custo"; 

Atenção!

  • Não possui vínculo com empresa;
  • Pode ser utilizada para elaboração de orçamento;
  • Pode ser vinculado a diversos centros de custos de diversas empresas.                                                                                    
    Este tipo de registro é útil quando se verifica a necessidade de uma obra estar associada a dois ou mais centros de custo. Um bom exemplo disso é a administração de obras, onde uma empresa (01) realiza o faturamento direto para outra (02) e há a necessidade de emissão de pedido com o nome do cliente. Para um melhor entendimento verifique a figura abaixo:Note que a obra Solar Vermelho (Tipo de registro - Somente Obra) está associada ao centro de custo 01 (Tipo de registro - Centro de Custo associado à Obra) da empresa contratada 01, ao mesmo tempo que está associada ao centro de custo 02 (Tipo de registro - Centro de Custo associado à Obra) da empresa cliente 02.


SOMENTE CENTRO DE CUSTO: Selecione esta opção para indicar que o registro é um centro de custo e será utilizado somente para o cadastro de informações financeiras;


Atenção!

  • É obrigatoriamente vinculado a uma única empresa;
  • Não pode ser elaborado orçamento;
  • Um centro de custo pode estar ativo, inativo com pendência ou inativo sem pendência (centros de custo inativos não poderão ser utilizados para novas inclusões de registros).


CENTRO DE CUSTO ASSOCIADO À OBRA: Este tipo de registro indica que é um centro de custo e será utilizado somente para o cadastro de informações financeiras referentes a obras associadas. Pode-se associar ao centro de custo obras que estejam com o Tipo de Registro - Somente Obra, e com o Tipo de Registro - Obra e Centro de Custo. Ao escolher essa opção, note que aparece o campo de "Obra Associada", onde deverá informar a obra a qual o centro de custo será associado;


Atenção!

  • É obrigatoriamente vinculado a uma única empresa;
  • Pode ser vinculado a uma única obra;
  • Não pode ser elaborado orçamento;
  • Um centro de custo pode estar ativo, inativo com pendência ou inativo sem pendência (centros de custo inativos não poderão ser utilizados para novas inclusões de registros).


3- Após preenchimento dos campos obrigatórios nesta primeira aba, clicar em Salvar para confirmar o cadastro;

4- Acessar as abas que irão abrir na sequência e preencher também os demais campos solicitados como obrigatórios e os opcionais conforme desejar.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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