Como realizar o registro de medições no sistema Acompanhamento?

No Registro de Medições, é possível registrar as quantidades ou percentuais executados para cada tarefa, permitindo acompanhar a execução física da obra, o andamento dela. A empresa pode definir a periodicidade desse registro, se será semanal, quinzenal ou mensal.



Pré-requisito

Todas as informações registradas no Registro de Medições estarão baseadas no planejamento da obra (Engenharia > Planejamento).

 

Passo a passo

Para iniciar um novo registro, acesse Engenharia > Acompanhamento > Registro de Medições, e clique no botão "Novo".


Na tela seguinte, informe a Obra, o Responsável, a Data da medição, e caso queira inserir algum comentário no cadastro, utilize o campo "Observação". Após preencher os campos, clique em "Salvar".


O próximo passo é seguir para a aba "Itens", onde serão apresentadas as tarefas do Planejamento, para preenchimento das quantidades medidas.

A "Entrada dos valores" pode ser em quantidades ou percentuais, e a "Apresentação dos valores" pode ser medidos ou acumulados, que são valores que já foram medidos para cada item até a medição atual.

Assim, podemos editar a Unidade Construtiva desejada, clicando no ícone do lápis.


Para o preenchimento da quantidade medida, inclua o valor na coluna "Qtde. medida". Observe no print abaixo, que na tarefa indicada, foi planejado uma quantidade de 2 unidades, e no acumulado anterior, está sendo indicada 1 unidade, ou seja, temos apenas 1 unidade para inserir na quantidade medida. Se inserirmos uma quantidade maior, como por exemplo, 2 unidades, o sistema apresenta a informação em cor azul, que significa que a quantidade medida está acima da quantidade planejada.


Dica! No cadastro da obra, há a função para não permitir quantidades medidas acima das quantidades planejadas, em Apoio > Obras/Centro de Custo > Cadastro > aba Obra.


Preenchida a informação de quantidade medida, clique em "Salvar".


Concluído o cadastro do Registro de Medições, as informações poderão ser observadas através dos relatórios de Acompanhamento (Engenharia > Acompanhamento > Relatórios), e também no módulo Suporte à Decisão, através dos relatórios "Comparativo Medido X Comprometido" e "Comparativo Desembolso X Comprometido", em Suporte à Decisão > Gerencial de Obras.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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