Como ler um arquivo de retorno do pagamento escritural?

Com o arquivo de remessa de pagamento escritural gerado, é possível enviá-lo ao banco. Este ficará responsável por realizar o pagamento aos fornecedores e periodicamente retornará arquivos de retorno.

Estes arquivos de retorno permitem que a empresa verifique quais fornecedores já foram pagos, datas e valores dos pagamentos e é com estas informações que o Sienge faz a baixa nos títulos.

Neste artigo será abordado como realizar a leitura destes arquivos de retorno no Sienge.



Pré-requisito

Possuir o arquivo de retorno de um lote, enviado pelo banco.

Possuir acesso ao menu Pagamento escritural, através das ações 1918 e 1931 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do usuário).


 

Passo a passo   

  1. Acessar: Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural / Leitura de Arquivo Retorno;
  2. Preencher o Banco e clicar em Adicionar;
     
  3. Selecionar o campo "Escolher Arquivo" e adicionar o arquivo de retorno, logo após é só clicar em Consultar;
     
  4. Ao realizar a consulta, o sistema irá apresentar o Resultado da leitura, com o resumo das movimentações do retorno;

    1. O campo "Da leitura" mostra a informação enviada pelo banco. Quantos movimentos foram confirmados pelo banco e quantos foram rejeitados;

    2. O campo "Da validação da baixa" indica quantos dos movimentos confirmados "Da leitura" o Sienge efetivamente conseguiu validar as informações para a baixa.

    3. Mais abaixo, na tabela "Parcelas do Arquivo" o sistema mostra o Resultado da leitura por extenso e também o motivo por extenso da falha na Validação da baixa. No exemplo abaixo, as parcelas haviam sido excluídas então não teria como realizar baixa mesmo se o pagamento estivesse confirmado pelo banco.

  5. No final da tela, haverá o botão Confirmar para confirmar as baixas dos movimentos que tiveram resultado de leitura e de validação da baixa confirmados. E o botão Visualizar para imprimir em formato de relatório o conteúdo da tabela "Parcelas do arquivo".


Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado!




 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.