Como configurar Alçadas de Autorização de Pagamento: Parâmetro para Hierarquia+Valor?

Você precisa configurar Alçadas de Autorização de Pagamento para que determinados usuários do sistema consigam autorizar títulos a pagar de determinadas faixa de valores com organização hierárquica entre elas?

Este processo ajudará no controle de pagamentos, e possibilitará que se reprove um título, caso não possa ser autorizado.



Pré-requisito 
Configurar o parâmetro 743 para "Hierarquia + Valor" em: Segurança / Administração / Parâmetros.


Dica! Caso opte por ser obrigatório preencher o motivo para a reprovação da parcela, será necessário configurar o parâmetro 882, em Segurança / Administração / Parâmetros.

 


Passo a passo 

  1. Acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Alçadas de Autorização de Pagamento, na aba Níveis de Alçadas você irá configurar os níveis de autorização dos usuários. Para cadastrar um novo nível de autorização, clique no botão "Adicionar".

    Exemplo de níveis: diretor, gerente, colaborador, etc.;


  2. Posteriormente, na aba Faixas de Alçada, são criadas as faixas de valor. Para cadastrar uma nova faixa de valor, clique no botão "Adicionar";Atenção! Lembre-se que as faixas serão determinadas por dois valores quaisquer (de sua escolha), não podendo estar compreendidos em nenhuma outra faixa definida anteriormente.

  3. Para configurar as alçadas em suas respectivas faixas de valor e definir a hierarquia entre elas, será necessário editar o registro no lápis; 

  4. Assim, preencher em cada faixa de valor as alçadas responsáveis para aprovar os títulos; 

  5. No exemplo acima, foram preenchidas as alçadas  "Estagiário" e "Colaborador" na faixa de valor de 0,00 a 5.000,00, a próxima etapa seria organizar a hierarquia entre elas, onde o estagiário aprovará primeiro e o colaborador depois; 

  6. Após organizar a hierarquia, deve indicar a quantidade de autorizações que a alçada desta hierarquia precisará ter para que se avence para a próxima, na ordem de autorização; 


  7. Definidos os níveis de alçada, as faixas de valores e suas hierarquias, será necessário incluir cada usuário em sua respectiva alçada. Acessar Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro, pesquisar pelo nome do usuário e inserir o nome da alçada, clicando na lupa; 


  8. Depois da configuração dos usuários em suas alçadas, os títulos poderão ser autorizados em: Financeiro / Contas a Pagar / Autorização de Pagamento / Autorização de Pagamento. Para autorizar, marcar a flag "Aut." e salvar no final da tela para autorizar o pagamento.

     

Atenção! Após o título estar autorizado, apenas um usuário administrador conseguirá desautorizar o título. 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.