Como retiro saldo do meu contrato?

Um contrato em andamento, remete a execução do que foi contratado junto ao fornecedor ou ao cliente. Serão realizadas as medições e liberações conforme a sua execução. No entanto, em alguns casos, o contrato não terá continuidade, ou seja, não serão cadastradas novas medições para o contrato ou um item em específico. Assim o contrato será considerado como Concluído ou Rescindido, caso seja sua totalidade de saldo. Outro ponto é que posso só querer remover o saldo de um item em específico.

 


 

Passo a passo 



Situação 1


É possível alterar a situação do contrato de ATIVO para CONCLUÍDO ou RESCINDIDO nos casos em que contrato ainda possua saldo e não serão feitas novas medições.


A alteração da situação é realizada em Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Situação de Contratos.



Ao localizar o contrato é necessário editar o registro no lápis a sua direita.



Preencher as informações de data da alteração, motivo, indicando se é conclusão ou rescisão de contrato, justificativa da alteração da situação e salvar a tela. Com este procedimento o sistema fará uma baixa de cancelamento automaticamente no saldo que estava em aberto no contrato, assim como da previsão financeira dele, se houver.






Situação 2


Caso seja necessário retirar o saldo de itens específicos do contrato a fim de que o mesmo se mantenha ativo para a realização de futuras medições o recomendado é ZERAR O SALDO DO ITEM por meio de um ADITIVO NEGATIVO.


Verifique o artigo Como eu faço um aditivo de contrato? com as instruções para realizar o aditivo negativo.

Mas em resumo, caso queira zerar valor/quantidade de algum item do contrato utilize o botão Zerar Saldo do Item, localizado na edição do item do contrato dentro do aditivo.





 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.