Como funciona Exportação e Importação do MS-Project

A opção de Exportação e Importação do sistema de Planejamento e Acompanhamento, têm como objetivo integrar o Sienge ao pacote de gerenciamento de projetos MS-Project da Microsoft. Com essa integração, as definições de datas do planejamento feitas no Sienge serão exportadas juntamente com as descrições dos itens, suas unidades de medida e códigos de referência. Isto permite que o usuário utilize os recursos gráficos disponíveis no MS-Project. 

 
A integração com MS-Project possui alguns pontos a serem observados. Vejamos a seguir estes pontos.


Pré-requisitos

O primeiro ponto a ser observado na integração MS-Project é a estrutura de planejamento. 
O planejamento pode ter sua estrutura idêntica à definida no Orçamento ou pode ser diferenciada. O que vai definir essa questão é a flag Manter a estrutura do planejamento idêntica a estrutura do orçamento no cadastro da obra em Apoio > Obras/Centros de Custos > Cadastros > aba Obra.



 ➡️ Com a flag Manter a estrutura do planejamento idêntica a estrutura do orçamento desmarcada:

 > O sistema não permitirá que ela seja remarcada, a não ser que o Planejamento da obra seja totalmente excluído.


Os itens de Orçamento inseridos na Planilha não serão inseridos no Planejamento automaticamente. Será necessário editar o Planejamento e inserir as tarefas manualmente.


> Ser possível adicionar e excluir itens no Project e essa alteração será importada para o Sienge


Atenção! Uma vez montado o Planejamento no Sienge e exportado para o MS-Project, as associações de custo são mantidas na exportação e na importação, exceto para os itens incluídos e excluídos diretamente no arquivo. Para esses itens, será necessário informar a associação de custo das tarefas no Sienge, para que estas tarefas tenham valor.



➡️ Com a flag Manter a estrutura do planejamento idêntica a estrutura do orçamento marcada:


> Na integração com o MS-Project, as inclusões/exclusões de itens no MS-Project não serão importados pelo sistema.




Atenção! A versão do MS-Project homologada para uso nessa integração é 2013.  




Passo a passo 


1. 
Primeiramente o arquivo do planejamento deve ser exportado do SIENGE em Engenharia > Planejamento > Exportações. 




2. O usuário deve informar a Obra e a Unidade Construtiva, verificando se deseja também exportar os recursos ou os percentuais medidos (devendo selecionar a versão utilizada do MS-Project, para garantia das informações). Será exportado um arquivo ''xml'' que não deve ser aberto diretamente:



3. Para abrir o arquivo o usuário deve abrir o MS-PROJECT, clicar em Arquivo > Abrir > Computador > Procurar:


Nota! Para poder selecionar o arquivo do Sienge o usuário deve selecionar a opção Todos os Arquivos, de modo que ele apresente todos os arquivos da pasta. Selecione o arquivo exportado do SIENGE e clique em Abrir:




4. Em seguida escolha a opção Como um novo projeto e clique em Concluir:



Aberto o arquivo no MS-Project basta efetuar as alterações desejadas.




5. Para Salvar o arquivo o usuário deve acessar a opção Arquivo > Salvar Como e selecionar o tipo do arquivo como sendo Projeto:


Atenção!  Antes de importar o arquivo para o Sienge, é importante verificar o parâmetro 735 em Segurança > Administração > Parâmetros, que vai definir a forma de importação do período e da duração das tarefas do planejamento do Project para o Sienge.

No sistema existem 3 informações no planejamento: data de início, data de término e duração. Preenchendo duas dessas informações, o sistema sempre vai calcular a terceira informação.


Na importação, ao importar data de início e duração e o sistema calcula a data de término. Ou importa a data de início e término e o sistema calcula a duração. Opção definida no Parâmetro 735.


 ➡️ Se a opção selecionada for “Data de início e término” o sistema considerará as datas de início e término das tarefas do Project e calculará a duração conforme o calendário da obra.


➡️ Se a opção selecionada for “Data de início e duração” o sistema considerará a data de início e a duração das tarefas do Project e calculará a data de término conforme calendário da obra.



Quanto mais alinhado o calendário do MS-Project estiver em relação ao calendário da obra, mais certeira será a importação.


Importando o arquivo para o Sienge

A importação do MS - Project integra aos Sistemas de Planejamento e Acompanhamento. Dessa forma:


Para importar o arquivo para o Sistema de Planejamento, o usuário pode acessar o SIENGE em Engenharia > Planejamento > Importações;


Para importar o arquivo para o Sistema de Acompanhamento, o usuário pode acessar o SIENGE em Engenharia > Acompanhamento > Importações.


Basta selecionar a obra e o arquivo. Em seguida, clicar em IMPORTAR.

 



O sistema irá apresentar a mensagem: Importação do MS-Project realizada com sucesso.


Após efetuar a importação do arquivo Project o próximo passo é verificar as tarefas para conferir as informações, em Engenharia > Planejamento > Planilhas. Se houverem diferenças entre o Calendário do Sienge e o Calendário do MS-Project, o Planejamento pode apresentar diferenças nas datas de término ou durações das tarefas.



Nos casos em que o arquivo foi originalmente exportado do Sienge, o sistema já identifica de qual unidade construtiva é cada tarefa.


Já na situação do arquivo ter sido criado no Project, será necessário indicar a unidade construtiva, sendo que a seleção ocorre por agrupador, portanto quanto maior o uso de agrupadores mais simples será a importação.



 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.