Inconsistência ao importar o plano de contas: A conta deve pertencer ao mesmo grupo da conta superior.

O Plano de Contas é um instrumento particular de cada empresa, pois será elaborado de acordo com a demanda dos registros de fatos e atos contábeis gerados pela organização, sendo necessário apenas seguir as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) em sua elaboração e o layout do Sienge para fazer a importação. 


Ao importar o plano de contas no Sienge e se deparar com a inconsistência "A conta deve pertencer ao mesmo grupo da conta superior". Usuário deve utilizar o passo a passo desse artigo, pois será apresentada a solução para resolver essa situação.


Pré-requisito 


- Ter adquirido os módulos de de integração contábil e contabilidade;

- Ter feito a implantação do módulos;

- Ter o arquivo configurado conforme o layout disponível na  tela de importação do plano de contas em: Contabilidade/Fiscal > Apoio > Contabilidade > Importar > Contas Contábeis.

 

Passo a passo    


A inconsistência ocorre pois no arquivo a ser importado foi informado no campo "Grupo de Contas (coluna D) numerações diferentes para as contas analíticas e sintéticas de uma mesma hierarquia do Plano de .

Sendo assim, deve  seguir o processo elencado abaixo:


Passo 1- Identificar as inconsistências apresentadas na coluna "Inconsistências", conforme imagem abaixo:
Passo 2 - Verificar no arquivo que está sendo importado a numeração da coluna do Grupo de contas com a da coluna Código Contábil, conforme imagem abaixo:
Nota!  As contas de despesas (3.1.4 até 3.1.7.03) começam com códigos contábeis de numeração 3, mas o Grupo de contas associado foi o 4. No qual as contas sintéticas (contas mãe/superiores) estão atribuídas ao grupo 3. Nesse caso gerará inconsistência.


Passo 3Informar o mesmo grupo de contas das contas superiores para as contas contábeis em que ocorreram a inconsistência.


Atenção! Os grupos de contas para o plano de contas no sistema são 1 para Ativo, 2 para Passivo, 3 para Receita, 4 para Despesa e 5 para Receita ou Transitório. Essa numeração deve está correspondente aos códigos contábeis das contas. 


Passo 4 - Salvar o arquivo conforme o formato indicado na tela de Importação das Contas Contábeis (Contabilidade/Fiscal > Apoio > Contabilidade > Importar > Contas Contábeis) e realizar a importação novamente.


Dica! Quando o plano de contas é importado, pode-se confirmar através da mensagem "Os dados foram inseridos com sucesso.". Conforme imagem abaixo:



 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.