O que significa as coluna do Relatório de Posição de Comercialização?


O relatório de Posição de Comercialização do módulo Comercial é um grande aliado para verificar como estão as parcelas recebidas e a receber dos contratos vigentes de cada empreendimento. Mas o que cada coluna informa?


Pré-requisito 

Para que o relatório de Posição de Comercialização consiga ser gerado, é necessário ter pelo menos um contrato de venda cadastrado no Comercial para seu empreendimento.

 

Passo a passo 


Primeiro é necessário gerar o relatório (Financeiro > Contas a Receber > Relatórios > Outros > Outros Relatórios > Posição de Comercialização), então tem alguns filtros necessários para essa geração. É obrigatório informar pelo menos a empresa, o empreendimento é opcional, pois se não selecionar nenhum o relatório será gerado para todos. Precisa também informar o período de emissão dos contratos que deseja que apareçam nesse relatório. O campo "Condição de pagamento de Chaves" é onde será selecionado a Condição de Pagamento que será considerado na Coluna de Chaves. Após isso, basta clicar para visualizar o relatório.




Com o relatório gerado, agora precisa ser analisado cada coluna. A colunas Unidade, Nome do Comprador, CPF, Data assinatura e Título são informações tiradas de cada contrato. 

Unidade: Número da unidade principal do contrato.

Nome do comprador: Código e nome do cliente principal do contrato.

CPF: CPF do cliente principal do contrato.

Data de assinatura: Data do contrato conforme preenchido no sistema.

Título: Número do título criado no Financeiro.


Mas e as informações das colunas dos valores?


Valor de Venda - Valor nominal da venda, cadastrado no contrato em Comercial > Vendas > Contratos > Solicitação.

Recebido bruto até esta data e Recebimento líquido até esta data - Total recebido bruto e líquido pelo título até a data de emissão do relatório.

Mensais - Parcelas abertas e com data de vencimento anterior a parcela de chaves que o Tipo de Condição possui periodicidade mensal. (Valor corrigido até a data informada no campo Correção até).

Intermediárias - Parcelas abertas e com data de vencimento anterior a parcela de chaves que o Tipo de Condição não possui periodicidade mensal. (Valor corrigido até a data informada no campo Correção até). 

Chaves - Valor da parcela com Tipo de Condição configurado no momento da geração do relatório no campo "Condição de pagamento de Chaves". (Valor corrigido até a data informada no campo Correção até). 




Financiamento próprio - Parcelas que estiverem em aberto e com data de vencimento superior a parcela de chaves. (Valor corrigido até a data informada no campo Correção até). Essa coluna só terá algum valor se o contrato tiver alguma parcela de Chaves, se não tiver ficará zerado.

Financiamento - Parcelas em aberto de Financiamento, cujo tipo de condição está definido no parâmetro 50 em Segurança > Administração > Parâmetros.



Atenção! As colunas Financiamento próprio e Financiamento são colunas distintas. A coluna Financiamento próprio vai apresentar parcelas com qualquer Tipo de Condição que estiver em aberto e com data de vencimento superior a parcela de chaves, então se tiver uma parcela de Financiamento com essas condições, ela vai aparecer em ambas as colunas, por isso vai parecer que ficou duplicado, mas é o comportamento das colunas. 


Dica! Existem alguns parâmetros que precisam ser configurados que podem influenciar no relatório (Segurança > Administração > Parâmetros).


Ato - Parâmetro 49

Financiamento - Parâmetro 50

Entrega de chaves - Parâmetro 205

Mensais - Parâmetro 474

Anuais - Parâmetro 771

Intermediárias - Parâmetro 1019

FGTS - Parâmetro 1164

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.