As avaliações servem para o controle e acompanhamento do desempenho de cada fornecedor, onde podemos configurar a base para que esta avaliação seja obrigatória ou não, através de uma parametrização do sistema.
Passo a passo
- O usuário poderá acessar o Menu em Segurança > Administração > Parâmetros e configurar o Parâmetro 780 para Obrigar.
Atenção! Enquanto a avaliação não é cadastrada o registro fica inconsistente no cadastro do pedido, bloqueando a continuidade do pedido enquanto ela não for preenchida. - Caso queira apenas lembrar os usuários, sem necessariamente bloquear a continuidade do processo, esse parâmetro pode ser configurado para Lembrar.
Nota! Se o parâmetro estiver configurado apenas para Lembrar, o sistema somente avisará que a avaliação para o fornecedor não foi cadastrada, porém, sem deixar o cadastro do pedido de compra incompleto.
- Caso não deseje nenhum tipo de controle sobre a Avaliação de Fornecedores, basta alterar o Parâmetro 780 na opção Não Controlar, dessa forma não haverá inconsistência no cadastro do pedido e o sistema não emitirá nenhuma mensagem de aviso informando que existem avaliações a serem feitas.
Dica! Para saber como registrar avaliações de fornecedores, podes conferir em nosso artigo Como faço o registro da avaliação dos fornecedores?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!