Rejeição 215, na emissão de NF-e, como solucionar?

Nota fiscal eletrônica é um documento digital emitido por empresas, essas são emitidas quando ocorrem vendas de mercadorias ou prestações de serviços. 


Ao tentar emitir uma nota fiscal, podem ocorrer diversas situações que torna inviável a emissão, dentre elas estão os cadastramentos inadequados de informações, cancelamentos ou desatualizações de certificados, cadastros não executados em sua plenitude, dentre outras. 


Referente a rejeição 215 gerada no processo de validação de uma determinada Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ressalta-se que essa será apresentada quando  houver um preenchimento inadequado que gere a “Falha no Schema XML” essa indica que o preenchimento do CT-e pode ter sido feito de forma errada, porém, como essa rejeição é genérica, será necessário avaliar pontos como: Espaços entre as TAGs do XML, Quebras de Linhas Caracteres especiais, Nome de TAGs errados, Versão do XML diferente do esperado pelo Web Service _ Sienge/ parceiros. 


Pré-requisito 


  • Ter os cadastros fiscais devidamente configurados no Sienge;
  • Ter adquirido o módulo de emissão e estar com o mesmo ativo;
  • Ter configurado o módulo de emissão de notas da forma adequada;



Nota!  Normalmente a rejeição se apresenta no momento da validação da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente, pois na comunicação com órgãos reguladores gera tal rejeição.

 

 

Passo a passo 



Passo 1- Na emissão da nota fiscal em Notas Fiscais / Emissão de NF-e / Emissão, ao se deparar com a rejeição 215, conforme imagem a seguir: 




Passo 2- Clique em realizar download do arquivo conforme destaque a seguir:



Passo 3- Abra o XML gerado, selecione, copie as informações do mesmo conforme exemplo ilustrativo a seguir:



Passo 4- Abra o link : https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx 


Passo 5- Cole todas as informações copiadas do XML ( completas) no destaque a seguir e clique em validar conforme imagem abaixo:



Passo 6- Identifique o erro apresentado,  conforme destaque a seguir: 

 

Atenção! Nesse caso foi a placa informada do frete que estava com caracteres preenchidos inadequadamente, mas podem ocorrer diversas possibilidade, cada caso deve ser avaliado pelo usuário. 

 


Passo 7- Retorne na nota em edição, vá na aba do frete em  questão, exclua a informação em destaque:



 Passo 8- Vá até o final da página, salve as informações alteradas  conforme destaque a seguir:



Passo 9 - Após ajustar e salvar, retorne a aba cadastro na nota em questão valide a nota fiscal conforme ilustração a seguir:







Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.