O que é a parcela resíduo em contratos de correção anual?

Nos contratos em que o reajuste das parcelas ocorrem anualmente, existe a possibilidade de gerar parcela de resíduo. 



É considerado resíduo a correção acumulada dos meses em que a parcela permaneceu sem 

reajuste, até a repactuação. Por exemplo, em um contrato que tenha correção anual, até ser feita a repactuação, as parcelas ficarão com valor fixo, mesmo que haja correção monetária 

nesse período. 


Na repactuação, as parcelas futuras serão reajustadas com a variação que ocorreu nos meses 

anteriores. Além dessa correção pode-se criar uma parcela de resíduo referente às parcelas 

anteriores que não sofreram a correção do período. 


Atenção! Caso marque a opção "Diluir valor do resíduo", a parcela de resíduo é gerada para mostrar qual o valor que será diluído. Ao realizar a repactuação, o valor da parcela de resíduo é dividido em todas as parcelas em aberto. Neste momento a parcela de resíduo será baixada como "Outros" para que não ocorra movimentação financeira. 




Dica! No parâmetro 107 indica-se o tipo de condição que será utilizado para geração das parcelas de resíduo. No sistema, o tipo de condição previamente definido é RE - resíduo. 


Nota! Para o cálculo da parcela de resíduo, deve ser aplicada a fórmula a seguir no 

valor da correção de cada parcela, no extrato ela aparece denominada como "repactuação". Neste caso é importante saber que quando a parcela foi baixada, pois teve seu valor corrigido até a data da baixa considerando a retroatividade do indexador. Devemos tirar a correção de cada resíduo com a fórmula abaixo, e somar os resultados obtidos que dará o valor original da parcela de resíduo. 


Resíduo = (Valor da baixa de repactuação / indexador data cálculo cálculo do indexador na data da baixa) * indexador na data 


OBS: A fórmula acima deve ser realizada para todas as baixas de repactuação das parcelas que geraram a parcela de resíduo. 

Após feito o cálculo, devem ser somadas estas baixas de repactuação, o valor obtido deverá ser o valor original da parcela de resíduo. 


Atenção! Caso tenha dúvidas sobre o significa a baixa de repactuação, veja o artigo: O que significa baixa de repactuação? 




 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.