Como conferir o valor recebido atualizado do cancelamento de contrato de vendas?

Precisa conferir o valor recebido atualizado apresentado pelo sistema em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Cancelamento? Vamos explicar como fazer essa conferência de forma manual:

Dica! No final do artigo temos uma planilha em anexo para ajudar a fazer o cálculo, basta preencher os valores das colunas.



Passo a passo    


1.Entrar em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Configuração e verificar a configuração: Defina sobre qual valor será debitada a dedução total:

Atenção! Valor pago recebido= também corrige até a data do cancelamento (igual quando marcamos com correção), no entanto o cálculo a ser devolvido é sobre o Valor pago.


2. Entrar em Financeiro/Contas a receber/Relatórios/Contas recebidas, informar o número do título e em "Colunas" informar a opção "Juros embutidos", desmarcar as flags: Imprimir baixas por repactuação e Imprimir parcelas que foram reparceladas:




2.2 Pegar os valores apenas de parcelas baixadas como "Recebimento".

Após emitir o relatório é preciso pegar o valor das colunas Amortização, Correção, Acréscimos e desconto. 

Nota!   pegar Acréscimos de mora apenas se em Comercial/Vendas/Contratos/Cancelamento/Configuração, estiver configurado em "Defina sobre qual valor será debitada a dedução total" = Valor recebido com correção e acréscimos):


Por que pegar este valor neste local? o valor da amortização será o valor pago referente a parcela, caso tenha feito o pagamento de forma parcial, este será o valor amortizado pago parcialmente.

Dados a serem anotados na planilha: Amortização, Correção, Acréscimos e desconto.


3.Depois, entrar em Financeiro/Contas a receber/Baixas/Alteração/Exclusão, abrir a edição de cada parcela paga como Recebimento para pegar as seguintes informações: Data cálculo e Indexador (pois somente neste local irá apresentar a data cálculo):







2. Entrar em Apoio/Indexadores/Valores dos Indexadores para coletar o valor do indexador da data cálculo de cada baixa, e também o valor do indexador da data do cancelamento (aplicar retroatividade se houver):


Atenção! Parcelas recebidas com o indexador 0-REAL não terão correção.


2.2 Para verificar se o indexador tem retroatividade entrar em Apoio/Indexadores/Cadastros e na coluna "Retroatividade Receitas" verificar se tem algum número negativo. Se houver, é essa quantidade que tem que retroagir em meses.

Exemplo:   Se a data de cancelamento é 14/02/2023 e o indexador tem retroatividade -2, quer dizer que tem que aplicar retroatividade de menos 2 meses, então é preciso pegar o valor do indexador da data 01/12/2022.




Atenção!   No campo Valor recebido é somado a Amortização + Juros contratuais + correção. Já no Valor recebido atualizado, o sistema não considera os juros contratuais para fazer a correção do que foi pago até a data do cancelamento.


Atenção!   Não são consideradas as taxas administrativas e taxas bancárias no valor recebido no Cancelamento de contrato.

 



 3. A configuração "Defina sobre qual valor será debitada a dedução total" irá influenciar no cálculo do Valor resultante e não no cálculo das deduções, pois as deduções são sempre calculadas a partir do valor recebido corrigido (sem acréscimos de mora):

 

Então ao calcular as deduções será sobre o valor recebido corrigido sem acréscimo de mora.

No artigo Como é feito o cálculo para rescisão contratual falamos sobre o cálculo das deduções e do valor resultante.





Dica! Segue uma planilha de exemplo que ao preencher as colunas realizará o cálculo do Valor recebido atualizado. Após preencher todas as linhas referente as parcelas recebidas, excluir as linhas que sobrarem. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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