Como cadastrar um contrato de Alienação Fiduciária?

A alienação fiduciária é a transferência do bem que não é direto da construtora para o proprietário, quando a venda é financiada. A unidade é da incorporadora, quando assina o financiamento passa a ser do banco e quando conclui, passa a ser do cliente. O período que está em financiamento é a alienação fiduciária.


Pré-requisito
Para se cadastrar um contrato de alienação fiduciária é necessário que o centro de custo seja do tipo "Loteamento".

Para verificar o centro de custo acessar Apoio / Obras/Centros de custos / Cadastros.

Consulte o centro de custo desejado, abra a edição e entre na aba "Centro de custo", o mesmo deverá estar marcado a Categoria de "Loteamento".



Passo a passo 

1) Para cadastrar um contrato acesse Comercial / Vendas / Contratos / Solicitações, clique em novo.



1.1) Inserir as informações do contrato e no "Tipo de venda" escolher a opção "Alienação fiduciária".

 

Nota! 

Todos os itens com * são de preenchimento obrigatório.



2) Após o cadastro é necessário realizar a emissão do contrato Comercial / Vendas / Contratos / Emissão, consultar o contrato, selecionar e clicar em salvar



Com a emissão é gerado o título do contrato que pode ser verificado em Financeiro / Contas a receber / Títulos 



Atenção! 

Caso o usuário não possua permissão para que as solicitações sejam automaticamente autorizadas para emissão, é necessário após o cadastro do contrato na solicitação realizar sua autorização.


3) Acessar Comercial / Vendas / Contratos / Autorização, consultar o contrato, selecionar e salvar.



Dica! 

Ao gerar o relatório de venda, Comercial / Vendas / Relatórios / Vendas / Vendas, é possível filtrar para trazer apenas contratos de alienação fiduciária.






 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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