Contabilidade - Relatório Balancete de Verificação


A nova tela foi desenvolvida com base no Relatório Balancete de Verificação. Por meio desta tela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados), criar visões personalizadas para análise e exportar os dados livremente para planilhas.


O objetivo do Relatório Balancete de Verificação pode variar dependendo das necessidades específicas da empresa em questão. No entanto, geralmente, esse tipo de análise visa fornecer o saldo contábil de todas as contas contábeis da empresa em um determinado período, geralmente mensal.


Algumas finalidades comuns podem incluir:

 

  •  Conferir a consistência dos saldos apresentados no balancete.

 

  • Analisar as variações nos saldos das contas em relação ao período anterior.

 

  • Verificar a adequada escrituração das despesas e receitas.


Pré-requisito 

  • Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Contabilidade.
  • Possuir a ação 2303 - CTB - Relatórios - Balancete de Verificação.

Passo a passo

a) Como acessar através do menu: 

Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Relatórios / Balancete de Verificação

 

b) Recursos Disponíveis: 

Com os recursos disponíveis você conseguirá:  Exportar dados facilmente; visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; personalizar as colunas conforme suas necessidades; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; Ordenação crescente e decrescente em colunas. 

Abaixo você verá os recursos disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões. 


  • Balancete de Verificação:
    Na imagem abaixo temos uma visão geral desta tela.
  • Área de Consulta: 

        Na imagem abaixo temos uma visão amplificada dos filtros principais.    

 

 

Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como: 

 

Empresa:  Permite selecionar uma empresa específica para consulta.

 

 

Conta: Permite selecionar uma conta contábil para analisar o saldo apenas desta contábil, caso não seja selecionada irá apresentar todas as contas contábeis. 

 


Data inicial e Data final: É necessário selecionar a data início, que será a data inicial dos saldos contábeis, e a data final, que será a data fim dos saldos contábeis. 

 

 

Tipo: Caso selecionado o tipo societário, será demonstrado o saldo contábil dos lançamentos normais e societários. Caso selecionado o tipo fiscal, será demonstrado o saldo contábil dos lançamentos normais e fiscais. 

 

Desconsiderar Zeramento: Não irá considerar os lotes de encerramento do resultado do período nos saldos das contas contábeis.  

 

Somente contas com movimentação: Será demonstrado apenas as contas contábeis que houve movimentação de saldos.  

 

Saldos de terceiros: Será demonstrado os saldos de terceiros, sendo os clientes e credores.

 

 

Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos na consulta.

 

Botão Consultar: Realiza a consulta com os filtros aplicados. 


  • Área de Resultado da Consulta:

Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados.  


1) Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.  


Nota! Por padrão, os resultados serão apresentados iniciando por código contábil, código reduzido, nome da conta. Entretanto, conforme imagem acima, é possível deslocar a tela à direita para visualizar mais informações. 


As colunas disponíveis são: 


Código contábil

Código reduzido

Nome da conta

Saldo anterior

Débito

Crédito

Débito/Crédito

Saldo atual

Grupo da conta

 

2) Ordenações: Por padrão, as linhas do resultado serão ordenadas com base no código contábil porém, as seguintes colunas possuem a opção de ordenação ascendente e decrescente.


3) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos. 

 

4) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.  

 

5) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.  

 

6) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.  

 

7) Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.  

 

Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada do balancete de verificação, facilitando a análise contábil, otimizando a tomada de decisão. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades! 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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