Contabilidade: Relatório Livro Razão

A nova tela foi desenvolvida com base no Relatório Livro Razão. Por meio desta tela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados), criar visões personalizadas para análise e exportar os dados livremente para planilhas.

 

O objetivo do Relatório Livro Razão pode variar dependendo das necessidades específicas da empresa em questão. No entanto, geralmente, esse tipo de análise visa oferecer uma visão detalhada para verificação dos lançamentos contábeis, contribuindo para uma visão mais precisa e confiável da situação contábil da empresa.

 

Algumas finalidades comuns podem incluir:

 

  •  Analisar os lançamentos contábeis. 
  • Analisar as variações nos saldos das contas em relação ao período anterior. 
  • Conferir de forma detalhada os saldos das contas contábeis.

 

Pré-requisito 

  • Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Contabilidade.
  • Possuir a ação 2295 - CTB - Relatórios - Livro Razão

 

Passo a passo 

a) Como acessar através do menu: 

Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Relatórios / Livro Razão

 

b) Recursos Disponíveis: 

Com os recursos disponíveis você conseguirá:  Exportar dados facilmente; visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; personalizar as colunas conforme suas necessidades; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; Ordenação crescente e decrescente em colunas. 


Abaixo você verá os recursos disponíveis na tela para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões. 

 

  • Livro Razão

 

Na imagem abaixo temos uma visão geral desta tela.



  • Área de Consulta:

 

Na imagem abaixo temos uma visão amplificada dos filtros principais.

 

 

 

 

Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como: 

 

Empresa:  Permite selecionar uma empresa específica para consulta.

 

 

Conta: Permite selecionar uma conta contábil para analisar os lançamentos contábeis apenas desta conta, caso não seja selecionada irá apresentar todas as contas contábeis. 

 

 

Data inicial e Data final: É necessário selecionar a data início, que será a data inicial dos lançamentos contábeis, e a data final, que será a data fim dos lançamentos contábeis.

  

 

Tipo: Caso selecionado o tipo societário, será demonstrado os lançamentos contábeis normais e societários. Caso selecionado o tipo fiscal, será demonstrado os lançamentos normais e fiscais.

  

 

Conciliação: Caso selecionado a opção, todos, irá ser demonstrado todos os lançamentos contábeis, caso seja selecionado Lançamentos conciliados, será demonstrado apenas os lançamentos contábeis que estão conciliados no período e caso seja selecionado Lançamentos não conciliados, será demonstrado apenas os lançamentos que não foram considerados. 

 


Apresentar somente contas com movimentação: Será demonstrado apenas as contas contábeis que houve movimentação de saldos.

 

Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos na consulta.

 

Botão Consultar: Realiza a consulta com os filtros aplicados. 



  • Área de Resultado da Consulta:

 

Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados.  



1) Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.


Nota! Por padrão, os resultados serão apresentados iniciando por conta, data, lote, lançamento etc. Entretanto, conforme imagem, clicando no botão “colunas” você consegue selecionar e visualizar mais informações.  


As colunas disponíveis são: 

Conta

Data

Lote

Lançamento

Histórico

Título

Contra partida

Débito

Crédito

Saldo 



2) Ordenações: Por padrão, as linhas do resultado serão ordenadas com base na conta porém, as seguintes colunas possuem a opção de ordenação ascendente e decrescente.


3) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos. 

 

4) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.  

 

5) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.  

 

6) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.  

 

7) Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.  

 

Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada do livro razão, facilitando a análise dos lançamentos contábeis, otimizando a conciliação dos lançamentos. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades! 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!




 

 



 

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