Reparcelamento: Como retirar juros PRICE/SAC cadastrado indevidamente no contrato?

Possui um contrato de vendas cadastrado no sistema, e percebeu que foi inserido indevidamente informações de juros embutidos PRICE ou SAC. O presente artigo vai mostrar como realizar o reparcelamento para remover esses juros do contrato.



Pré-requisito 

  • Ter um título a receber com parcelas contendo juros PRICE/SAC em aberto. 
  • O usuário ter permissão na ação de inclusão de reparcelamento.

 

Passo a passo 


1- Primeiro passo é verificar no contrato o valor original da condição de pagamento, sem os juros embutidos, e também a quantidade de parcelas, para isso acesse Comercial / Vendas / Contratos / Emissão, consulte o contrato e acesse a aba de condições de pagamento;




1.1- No exemplo acima, podemos ver que o valor original da condição de pagamento sem os juros PRICE, a quantidade de parcelas, e a data base do indexador de reajuste, e essas serão usadas para o reparcelamento; 


2 - Para incluir um novo reparcelamento, deve-se acessar Financeiro / Contas a receber / Reparcelamento / Inclusão e pesquisar o título que deseja reparcelar, bem como, é importante colocar no campo "correção até" a mesma data base de reajuste, para que o sistema não puxe o valor da parcela corrigido; 



2.2-  Selecione o título desejado e clique em “próximo”, neste momento o sistema apresentará a tela com as etapas do reparcelamento;



2.3- Nesta tela, selecione as parcelas desejadas para prosseguir com o reparcelamento, caso todas as parcelas estejam com os juros, e desejando remover, você pode utilizar também o botão “marcar todos” apresentado na parte inferior da tela. Clique em próximo para adicionar as condições de pagamentos do reparcelamento;


 

2.4- Para então ajustar as parcelas, clique no botão: “adicionar”;



2.5- Nesse momento, vai preencher as informações verificadas no contrato, refazendo as parcelas no seu valor original sem os juros embutidos. Bem como, na parte de "INFORMAÇÕES PARA JUROS CONTRATUAIS" é importante deixar como "Nenhum". 


 

2.6- Clique no botão “Confirmar” para confirmar a inclusão do tipo de condição de pagamento, depois clica em próximo, para seguir e finalizar o reparcelamento. 


Nota! O valor restante da diferença entre o valor original e o valor dos juros embutidos, serão ignorados no reparcelamento, então basta incluir o valor original com as informações pertinentes, e clicar em próximo.


2.7-  Esta tela permite visualizar as condições de pagamento para as parcelas a serem geradas com o reparcelamento. Para confirmar a inclusão das parcelas geradas com o reparcelamento, clique no botão Próximo.  



2.8- Esta página permite verificar resumidamente as informações do reparcelamento a ser confirmado, caso esteja certo, pode salvar. 


Dica! Clicando em salvar, caso apareça a mensagem "O somatório do valor dos campos "Desconto" e "Aditivo" deve ser igual ao valor do campo "Diferença", pode clicar em OK.



Essa mensagem significa que precisa colocar o valor da diferença no campo "desconto" ou "aditivo".




Atenção! O parâmetro 285 (Segurança > Administração > Parâmetros) que indica como o valor de uma parcela price deve ser apresentado no momento da realização de um reparcelamento: "Amortização" apresenta somente o valor da amortização, "Valor integral (juros+amortização)I" apresenta o valor integral da parcela (juros + amortização), "Valor Presente" apresenta o valor da parcela em valor presente (calcula o juro composto da data de vencimento até a data do reparcelamento, taxa da parcela e em meses), "Questiona qual valor apresente" no momento do reparcelamento o sistema perguntará qual o valor deverá ser apresentado, se deve ser o valor da amortização ou o valor integral.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.