Como funciona o controle de apropriações com base nas apropriações do "contrato-mãe" no momento do vínculo por faturamento direto (Parâmetro 641)?

O Parâmetro "641 - Controlar as apropriações dos pedidos/contratos/notas fiscais com base nas apropriações do "contrato-mãe" no momento do vínculo por faturamento direto" pode auxiliar a diminuir as chances de que seja feito um vínculo de faturamento incorreto, utilizando as apropriações de obra envolvidas como apoio para isso.


Como funciona o controle?

 

O sistema irá controlar as apropriações dos pedidos/contratos/notas fiscais com base nas apropriações do "contrato-mãe" no momento do vínculo por faturamento direto. Ai habilitar o parâmetro como "Sim", o sistema controlará as apropriações do pedido/contrato/nota fiscal que está sendo vinculado, com base nas apropriações do "contrato-mãe? e dos itens do "contrato-mãe" que fazem parte do vínculo.

 

Na prática, o controle verifica se as apropriações de obra presentes no pedido de compra estão presentes no faturamento direto, em pelo menos um dos itens do contrato que fazem parte do vínculo.

Algumas atenções:

  • O controle não irá obrigar que todos os itens de contrato que fazem parte do vínculo possuam todas as apropriações do pedido, bastando que um dos itens possua tais apropriações para atender a validação.
  • O controle não irá obrigar que todas as apropriações dos itens de contrato estejam presentes no pedido de compras, sendo possível medir itens com apropriações de obra diferente do pedido, desde que as apropriações do pedido também estejam envolvidas.
  • O controle não faz verificações de valores apropriados e valores medidos, verificando apenas a existência das apropriações de obra envolvidas.

 

Exemplo prático:


Temos um pedido de compras com 1 insumo, onde esse insumo está apropriado no item de orçamento 00.000.000.015.


undefined

 

E temos um contrato de insumos com 1 insumo, onde esse insumo está apropriado nos itens de orçamento 00.000.000.003 e 00.000.000.015.


undefined

 

Ao realizar o vinculo inicial com o contrato, o sistema avisará que as apropriações diferem, pois ainda não foi informado qual item de contrato será vinculado ao faturamento direto.


undefined

 

Ao realizar o vinculo com o insumo do contrato, o sistema faz as seguintes validações:

O pedido de compras possui as apropriações: 00.000.000.015.

Os itens de contrato vinculados possuem as apropriações: 00.000.000.003 e 00.000.000.015.

Todas as apropriações do pedido existem nas apropriações dos itens de contrato vinculados? Sim.

 

undefined

 

Como todas as apropriações do pedido (nesse exemplo apenas uma apropriação) existem dentro dos itens de contrato vinculados, o sistema entende que o controle de apropriações foi atendido, e permitirá a finalização do vínculo, mesmo que o item de contrato possua outras apropriações não envolvidas no pedido de compras. Além disso, o controle não fará verificações relacionadas aos valores envolvidos.

 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender melhor como é feito o controle de apropriações para faturamentos diretos.

 

 



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.