Data da Necessidade em Solicitações de Compra


Esta funcionalidade oferece flexibilidade no preenchimento da "data da necessidade" para insumos em solicitações de compra, permitindo que os usuários registrem a data de forma precisa, personalizada. O campo é obrigatório e pode ser configurado para preenchimento manual ou automático, conforme as necessidades operacionais, através de um parâmetro do sistema.


 


Este artigo irá abordar o comportamento do parâmetro 1278, o qual permite esta configuração.

  • Função do Parâmetro: Define se a data da necessidade será preenchida automaticamente com base no tempo estimado de entrega ou se permanecerá em branco para preenchimento manual;
  • Opções de Configuração:
    1. Sim (Default): A data é preenchida automaticamente pelo sistema.
    2. Não: A data permanece em branco, exigindo preenchimento manual.

 

Pré-requisito


Para o usuário realizar a alteração do parâmetro é necessário estar liberado no Módulo Segurança, ações: 11, 12 e 686. Autorize, em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.


 

Passo a passo


Opções do parâmetro: 

Passo 1) Acesse Segurança / Administração / Parâmetros;

Passo 2) Consulte e edite o parâmetro código 1278;


a) Preencher: Sim; A "data da necessidade" deve ser preenchida automaticamente conforme já ocorre atualmente, definido pelo sistema; 

b) Preencher: Não; A "data da necessidade" deve permanecer em branco para que possa ser preenchida manualmente.
 

Nota! Por padrão, ao ser criado o parâmetro 1278, foi realizada a configuração inicial como “Sim”. Permanecendo assim o comportamento antigo que já existia para o campo. Ou seja, virá preenchida automaticamente a data de necessidade de acordo com o tempo estimado de entrega. Mas, é possível configurar para vir em branco alterando o parâmetro.

 

Funcionamento do parâmetro configurado para Preencher automaticamente: “Não”.


Passo 1) Acessar o cadastro de uma solicitação de compras em Suprimentos / Compras / Solicitações de Compra / Cadastros;
Passo 2) Criando uma nova solicitação através de “NOVO” ou então editando o insumo de alguma solicitação já existente;
Passo 3) Na aba “Insumos” da solicitação, ao selecionar um insumo, observe que o campo Data da necessidade, em “Entregas”, estará em branco;



Passo 4) O campo é obrigatório, então ao salvar a tela sem preencher alguma data manualmente, o sistema impedirá:

 
Atenção! Deve ser inserida manualmente a data de necessidade deste insumo. A data da necessidade deve ser um valor maior ou igual à data da solicitação.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!













 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.