Ao cadastrar uma nota fiscal de compra o sistema permite que o pedido seja selecionado no momento da inclusão dos insumos. Ao realizar este vínculo corretamente o pedido de compra passa a ter o status de totalmente ou parcialmente entregue, dependendo da quantidade atendida pela nota.
Pré-requisito
- O Pedido deve estar cadastrado, consistente e autorizado.
- O Centro de Custo do Pedido deve estar vinculado à empresa da Nota Fiscal.
Passo a passo
Cadastre normalmente a nota fiscal em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastro > Novo. Preencha as informações da Nota e clique em Salvar. Acesse a aba Insumos e clique na opção Pedido.
Será apresentada uma tela de consulta, para buscar o pedido desejado. Informe o número do pedido ou utilize algum dos demais campos para localizar o pedido desejado.
Selecione os insumos que foram atendidos por essa nota (serão apresentados os insumos pendentes do(s) pedido(s), conforme os parâmetros informados para a consulta) e verifique a quantidade entregue. Caso o fornecedor tenha encaminhado uma quantidade menor que a do pedido, realize o ajuste da quantidade na Nota Fiscal.
- Se desejar, pode marcar as opções para copiar algumas observações e/ou os anexos do pedido.
Atenção! Se você puxar uma quantidade do pedido e depois identificar que ela está errada, somente altere na nota se for para uma quantidade a menor. Se for para maior puxe novamente a quantidade faltante ou exclua o insumo da nota e refaça o processo, pois isso pode gerar inconsistências nas análises das informações do Pedido.
Salve as informações e acesse a totalização da nota para validar as informações de desconto, acréscimos e frete.
Para finalizar, acesse a aba título e verifique as parcelas para pagamento. Após salvar, a nota fiscal ficará consistente e irá seguir o fluxo do Financeiro para pagamento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!