Caso a empresa necessite da disponibilidade de um relatório que possa lhe apresentar a despesa em valores financeiros apropriados para a obra comparados com os valores orçados, pode ser utilizado o relatório Custo por Nível do Sistema Gerencial de Obras. Este relatório pode apresentar valores desde o início da obra até uma determinada data.
Neste mesmo relatório também podem ser visualizados os valores do custo reprogramado e da tendência conforme opções marcadas para emissão. O Custo por Nível pode ser localizado no menu Suporte a Decisão > Gerencial de Obras.
Confira as informações apresentadas para o Relatório Custo por Nível.
1. Filtros da tela de emissão
Sobre os valores apresentados no relatório, diversas são as possibilidades de combinações para
serem aplicadas na emissão do relatório. A seguir detalhamos algumas das mais importantes:
- Obra: Obra apropriada nos lançamentos a serem considerados no relatório.
Atenção! Para que a obra seja apresentada para a geração deste relatório ela deve obedecer algumas regras de cadastro. Para isso, verifique o material de apoio: ☑️ Por que a obra não aparece nos relatórios "Gerencial de obras" ?
- Unidade construtiva: Unidade construtiva apropriada nos lançamentos a serem considerados no relatório. Caso não seja informada, o sistema apresentará informações de todas as unidades construtivas.
- Documentos: Filtra os documentos associados aos lançamentos. Estes documentos podem ser de previsão financeira ou conforme as configurações inseridas no módulo Apoio > Documentos. Neste módulo, são definidas as Informações Gerais e configurações para os módulos Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade e Fiscal de um determinado tipo de documento.
- Período final: Data final de emissão ou vencimento/baixa das parcelas e das datas de movimentações de Caixa e Bancos a serem considerados. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os títulos com data posterior à informada não serão considerados.
- Referência Inicial e Referência final: É possível emitir o relatório considerando apenas os lançamentos financeiros apropriados para um determinado intervalo de itens de orçamento. Nestes campos, informaremos o item inicial e o item final desse intervalo.
- Seleção por: Neste campo, iremos informar qual será a data a ser considerada para a apresentação dos valores comprometidos e realizados, de acordo com os seguintes critérios:
Data de emissão: ordenação de acordo com a data de emissão do documento, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso os impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme o Parâmetro 219) baixadas ou não no sistema e com data de emissão dentro do período informado. Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de movimento dentro do período informado.
Dica! Porque aparece a mensagem "No período da emissão, existem impostos retidos no Contas a Receber que não possuem vinculação a um item de orçamento." ao gerar um relatório do Gerencial de Obras?
Data de vencimento (não pagas): ordenação de acordo com a data de vencimento de documentos não pagos, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas, e com data de vencimento dentro do período informado. Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de vencimento dentro do período informado.
Data de pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar baixadas dentro do período informado. Movimentos de Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data de baixa dentro do período informado.
Dica! Utilize essa opção caso deseje visualizar apenas valores pagos no financeiro.
Data de vencimento/pagamento: ordenação de acordo com a data de pagamento de documentos baixados, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber não baixadas (com vencimento dentro do período informado) e baixadas (dentro do período informado). Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data dentro do período informado.
Data de Cadastramento: ordenação de acordo com a data em que o lançamento foi cadastrado no Sistema.
Data Contábil: ordenação de acordo com a data contábil do documento, considerando: Parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber seja considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas* ou não no sistema e com data contábil dentro do período informado; Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, e com data contábil dentro do período informado. Atenção! O relatório sempre vai olhar para a Data Contábil que consta no Título. Caso o usuário use uma Data Contábil diferente no momento de realizar a baixa de uma determinada parcela, não será levado em consideração (este já é o comportamento esperado no Gerencial Financeiro existente).
- Data de Competência: ordenação de acordo com a data de competência considerando as parcelas dos sistemas Contas a Pagar e Contas a Receber (caso impostos do contas a receber sejam considerados custo de obra, conforme parâmetro 219) baixadas ou não no sistema e com data de competência dentro do período informado. Para Movimentos de Entrada e Saída registrados no sistema Caixas e Bancos, considera-se a data de movimento para definir se está dentro do período informado.
Nota! Essa opção será apresentada apenas caso o Parâmetro 84 - Liberar o campo data de competência para títulos, notas fiscais e outros documentos esteja selecionado opção Liberado.
- Nível de detalhamento: Este filtro permite refinar as análises de Custo por Nível de acordo com os níveis de agrupamento do Orçamento. Isto é, podemos visualizar as informações do relatório por Unidade Construtiva; Célula Construtiva; Etapa; Sub etapa ou Serviço.
Nota! Essa opção permite uma análise mais geral, por etapa, por exemplo e, ao detectar uma distorção nos valores, pode-se tirar esse mesmo relatório por serviço, buscando identificar qual ou quais os serviços que estão causando essas distorções.
- Considerar valores do orçamento pelos preços adotados ( ): Ao habilitar essa flag, o relatório apresentará o orçamento considerando os valores definidos em Preços Adotados (Engenharia > Orçamento > Preços Adotados > Planilhas).
Nota! Caso ainda não tenha sido feita nenhuma configuração para preços adotados nessa obra, o valor orçado será apresentado zerado, portanto, só marque a flag se realmente possuir Preços Adotados configurados.
Dica! Como gerar um Orçamento com Preços Adotados? - Considerar os valores de descontos e acréscimos ( ): Esta opção habilita a apresentação do valor líquido do título, isto é, considerando descontos e acréscimos. O que efetivamente foi ou será pago naquele lançamento, considerando os descontos financeiros e acréscimos no momento da baixa.
- Descontar os valores de impostos retidos ( ): Ao habilitar esta opção, serão apresentados os valores líquidos de títulos que possuam impostos retidos vinculados. Isto é, o valor dos impostos será descontado do valor bruto do título.
Essa opção, combinada com a anterior, faz com que o relatório apresente os valores líquidos efetivos dos títulos de pagamento. A sua não utilização acarreta valores duplicados, caso tenham sido geradas guias de pagamento de impostos e estes tenham apropriação de obra conforme o título de origem. - Apresentar valor do estoque atual da obra ( ): Quando esta opção estiver marcada, será exibido o valor total de insumos em estoque, apropriados àquele serviço, ou então relacionado ao agrupador selecionado (Subetapa, Etapa, Célula Construtiva ou Unidade Construtiva).
Nota! Para uma análise correta dos valores contidos nesta coluna, recomendamos incorporar a rotina de Movimentos de Estoque, para validar a entrada e saída de insumos. Isto porque caso a flag Registrar movimentos de estoque para entradas de notas fiscais esteja habilitada para a Obra, a coluna Apresentar valor do estoque atual da obra irá receber os valores das notas fiscais cadastradas, mesmo que não tenhamos realizados movimentos do tipo Entrada. Em contrapartida, como não são realizados movimentos de Saída de Estoque, o valor dos insumos não será deduzido do valor do estoque atual da obra, distorcendo as informações contidas na coluna. Um relatório que permite analisar esses valores de estoque é o Posição de Estoque Atual (Suprimentos > Estoque > Relatórios) - Calcular os valores para custo reprogramado e tendência ( ): O cálculo de Custo Reprogramado e Tendência leva em consideração premissas de Análise de Valor Agregado. Desta forma, de acordo com a fórmula de cálculo selecionada no Parâmetro 182, o sistema trará as informações de:
Custo Reprogramado: Previsão do que ainda vai ser gasto na obra.
Tendência: Previsão do gasto total da obra, ou seja, qual a tendência de Custo Realizado Total para a obra.
Nota! Independente da fórmula selecionada no Parâmetro 182, os valores calculados para o Custo Reprogramado e Tendência sofrerão influência do Valor Medido, que é registrado nas medições cadastradas no sistema de Acompanhamento (Engenharia > Acompanhamento). Então, caso queira analisar o Custo Reprogramado e Tendência de forma assertiva, recomendamos fortemente que realize medições com regularidade e bons critérios de uso.
Atenção! A flag ficará impossibilitada de ser marcada caso as flags Apresentar saldo de contratos ou Apresentar saldo de pedidos esteja marcada. - Apresentar ordens de compra e contratos apropriados ( ): Quando marcamos esta flag, logo abaixo do Agrupador ou Serviço, serão apresentados detalhamentos sobre Ordens de Compra (sistema Compras) e Contratos (sistema Contratos e Medições) ligados àquele nível de análise. As informações apresentadas são: Número do documento; Valor total do Documento; Valor medido (se Contrato); Valor atendido por Nota Fiscal (se Ordem de Compra); Valor apropriado; Saldo (a medir, se Contrato); Saldo (a ser atendido, se Pedido de Compra).
Nota! O saldo cancelado dos Pedidos de Compra é considerado na consolidação de informações para o relatório Custo por Nível. Já nos contratos rescindidos ou concluídos, serão considerados apenas os valores medidos.
Atenção! A apropriação de contratos e de pedidos pode ser diferente da apropriação realizada em seus títulos conforme a configuração dos parâmetros 222 e 257 do sistema, em Segurança > Administração > Parâmetros. Dessa forma, poderão ocorrer divergências nos valores apropriados, para ordens de compra ou contratos, dependendo da configuração utilizada nos parâmetros.
Nota! Caso o contrato ou pedido não possua previsão financeira ele será apresentado nessa
análise, mas seu valor não será considerado para o comprometido, caso ele não tenha notas
cadastradas. - Apresentar diferença entre o comprometido e apropriado ( ): Esta opção habilita a exibição de uma linha de consolidação de resultados, logo abaixo cada Agrupador, onde será consolidada a diferença entre os Valores Comprometidos e Valores Apropriados. Para uma análise mais detalhada recomendamos a utilização dessa opção com a anterior. Assim fica mais fácil analisar os valores apropriados e efetivamente comparar com o comprometido do item de orçamento. Esta informação poderá ser complementada pelas análises realizadas para o relatório Analítico de Apropriações por Obra.
- Apresentar saldo de contratos e Apresentar saldo de pedidos ( ): Ao fazer uso dessas flags, faz com que o relatório seja apresentado com uma coluna a mais, nomeada de Saldo de CTP/OC, apresentando a soma do saldo apropriado para contratos e pedidos em cada item de orçamento. Com isto, será apresentado o total apropriado em cada item do orçamento referente ao saldo a medir dos contratos, com base nas apropriações definidas no cadastro dos contratos.
Dica! Utilize a flag Apresentar ordens de compra e contratos apropriados para identificar mais facilmente quais contratos estão sendo considerados nessa análise.
- Ocultar registros sem movimentação ( ): Ao fazer uso desta flag, faz com que no relatório sejam apresentados os Itens do Orçamento, somente quando existirem valores diferente de zero em pelo menos uma das seguintes colunas: Valor medido acumulado ou Valor estoque ou Desvio no período ou Total comprometido. Com esta opção, você consegue emitir o relatório otimizado com somente Itens do Orçamento que estão em andamento na sua obra.
- Custo orçado total:
R$: Valor total orçado para o item do orçamento.
%: Percentual que o valor total orçado do item representa em relação ao total orçado da obra.
- Acumulado:
Valor medido: Valor total acumulado medido (conforme medições do sistema de Acompanhamento) para cada item ao período informado. Este valor é calculado da seguinte forma: (Valor medido acumulado / Custo orçado total da obra) x 100
Valor medido - %: Percentual que o acumulado medido do item representa em relação ao total orçado da obra. O sistema calcula este valor da seguinte forma: (Custo orçado total x Percentual medido) / 100
Realizado: Valor total realizado apropriado para cada item até a data informada. Para este valor serão consideradas todas as parcelas de títulos do sistema de Contas a Pagar (pagas ou não) sem considerar títulos de previsões de pagamento; e os movimentos do sistema de Caixa e Bancos conforme a opção selecionada no campo Seleção por na página de seleção de campos para o relatório.
Realizado - %: Percentual que o acumulado realizado do item representa em relação ao total orçado da obra.
Valor estoque: Valor de estoque de cada item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Imprimir valor do estoque atual da obra na página de seleção de campos para o relatório).
- Desvio no período:
R$: Valor acumulado medido subtraído do valor acumulado realizado para cada item do orçamento.
%: Percentual de desvio entre o valor acumulado medido e o valor acumulado realizado para cada item do orçamento.
- Total comprometido: Valor total comprometido apropriado para cada item até a data informada. Para este valor serão consideradas todas as parcelas de títulos do sistema de Contas a Pagar (pagas ou não) considerando títulos de previsões de pagamento e os movimentos do sistema de Caixa e Bancos conforme a opção selecionada no campo Seleção por na página de seleção de campos para o relatório.
% Desvio total: Percentual de desvio entre o valor custo orçado total e o total comprometido para cada item do orçamento.
- Verba disponível: Valor custo orçado total subtraído do valor total comprometido para cada item do orçamento.
- Custo reprogramado: Custo reprogramado para cada item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Calcula os valores para Custo Reprogramado e Tendência na página de seleção de campos para o relatório). Verifique o artigo Como são calculados o custo reprogramado e a tendência no relatório custo por nível? para ver as opções disponíveis.
- Tendência: Tendência para cada item do orçamento.(Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Calcula os valores para Custo Reprogramado e Tendência na página de seleção de campos para o relatório). Verifique o artigo Como são calculados o custo reprogramado e a tendência no relatório custo por nível? para ver as opções disponíveis.
- Saldo de CTP: Saldo dos contratos (do sistema de Contratos e Medições) apropriados para cada item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar saldo de contratos na página de seleção de campos para o relatório).
- Saldo de OC: Saldo das ordens de compra (do sistema de Compras) apropriadas para cada item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar saldo de pedidos na página de seleção de campos para o relatório).
- Saldo de CTP/OC: Saldo dos contratos (do sistema de Contratos e Medições) e das ordens de compra (do sistema de Compras) apropriados para cada item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar saldo de contratos e opção Apresentar saldo de pedidos na página de seleção de campos para o relatório).
- Data: Data do pedido de compra ou do contrato apropriado para o item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório).
- Credor: Credor do pedido de compra ou do contrato apropriado para o item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório).
- Documento: Tipo e número do pedido de compra ou do contrato apropriado para o item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório).
- Valor do documento: Valor do pedido de compra ou do contrato. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório).
- Valor medido: Valor já medido para o contrato. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório e caso o registro se refira a um contrato).
- Total atendido por NF: Aqui será apresentado o total da ordem de compra que está vinculado a notas ficais, ou seja, o valor total das entregas atendidas por nota fiscal de compra. Esta coluna será apresentada quando a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados estiver marcada na página de emissão do relatório.
- Valor apropriado: Valor das ordens de compra e dos contratos (do sistema Contratos e Medições) apropriados no item do orçamento. Para os contratos rescindidos/concluídos será considerado somente o valor medido. Esta coluna será apresentada somente se a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados tiver sido marcada nos parâmetros de emissão do relatório.
- Saldo: Saldo do pedido de compra ou do contrato apropriado para o item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados na página de seleção de campos para o relatório).
- Diferença entre o comprometido e apropriado: Diferença entre o comprometido e apropriado para o item do orçamento. (Será apresentado caso tenha sido marcada a opção Apresentar diferença entre o comprometido e apropriado na página de seleção de campos para o relatório).
- Situação de autorização: Apresenta se os contratos (do sistema de Contratos e Medições) e as ordens de compra (do sistema de Compras) estão aprovados, reprovados ou aguardando autorização.
A situação Aprovado é apresentada caso o contrato/ordem de compra já tenha sido autorizado por todas as autorizações/alçadas necessárias;
A situação Reprovado é apresentada caso o contrato/ordem de compra tenha sido reprovado;
A situação Aguardando autorização é apresentada caso ainda não tenha sido autorizado por todas as autorizações/alçadas necessárias.
Essa coluna será apresentada somente se a opção Apresentar ordens de compra e contratos apropriados tiver sido marcada nos parâmetros de emissão do relatório.
3. Formato de saída
Por padrão, o relatório é visualizado nos formatos PDF, XLS ou XLSX (respeitando o que estiver configurado no botão OPÇÕES que fica no final da página), porém, este relatório também pode ser emitido em formato CSV para utilizações externas ao Sienge. Para isto, basta selecionar a opção “Formato de saída*: CSV”.
O arquivo em formato CSV pode ser utilizado e aberto em diversos outros softwares, porém, vale atentar que não podemos garantir o comportamento do outro software ao abrir o arquivo gerado pelo Sienge, com isto, abaixo vamos mostrar dois exemplos que funcionaram em nossos testes e garantiram as informações em igualdade
Usando Excel (versão Office 365):
1)Ir na aba Dados > Obter Dados > De Arquivo > De texto/csv
2)Localizar o arquivo CSV gerado pelo Sienge
3)Ao escolher o arquivo, o Excel abre uma tela de configuração. Nesta tela clicar em “Transformar Dados”.
4)Remover o "Tipo Alterado" do filtro de "Etapas Aplicadas"
5)Clicar no botão “Fechar e Carregar” (canto superior esquerdo)
Usando LibreOffice:
Recomendamos a utilização do Libre Office Calc para configuração que os dados sejam mostrados na configuração correta.
Na imagem abaixo estão as opções que devem ser marcadas no momento da abertura do arquivo.
Ainda, ao emitir o relatório através do formato .csv anteriormente o Sienge bloqueava o uso de algumas flags. Agora, ao selecionar este tipo de emissão, o usuário terá a possibilidade de marcar e desmarcar as seguintes flags:
Abaixo você pode conferir uma breve explicação referente ao relatório Custo por Nível:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!