O sistema Patrimônio permite gerenciar os bens patrimoniais da empresa como por exemplo:
Bens móveis, podem ser veículos, computadores, betoneiras, retroescavadeiras, entre outros, movimentações entre centros de custo, avaliações e baixas. Ele também abrange todo o acompanhamento contábil do patrimônio fazendo as depreciações, bem como planos e registros dos inventários.
Pré-requisito
1. Ter insumo cadastrado, sendo obrigatoriamente do tipo Equipamento e o tipo de bem como Bem Móvel. Segue artigo sobre o cadastro de insumos: Como cadastrar Insumos novos?.
2. Caso não tenha um grupo de insumo do tipo "Equipamento" confira o artigo de como cadastrar: Como cadastrar um grupo de insumo?
3. Os insumos devem ter detalhes e marcas cadastradas: Como cadastrar e utilizar marcas, modelos e cores em equipamentos?
4. O insumo também deve estar vinculado à obra no sistema de Orçamento: Como atualizar o insumo nas obras?
Nota! Você também precisa informar o tipo de equipamento, se é uma máquina, veículo ou outro. Isso determina o comportamento de uso desse bem no Frotas e Equipamentos. Somente Veículos e Máquinas podem ser usados em Abastecimentos e Manutenções.
Passo a passo
1. Para cadastrar o bem acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Bens Móveis > Novo;
2. Informe os dados do bem, incluindo o centro de custo, o insumo, a combinação de marca e modelo, e as características do bem.
Prefixo*: Sigla do prefixo da plaqueta/placa do bem móvel.
Dica! Confira nosso artigo: Como cadastrar prefixos para plaquetas no gestão de ativos?
Plaqueta/Placa* : Campo preenchido conforme as informações do campo Prefixo.
Atenção! As opções de prefixo e plaqueta/placa só ficam disponíveis ao utilizar insumos configurados com a opção “Utilizar placa/plaqueta para identificar o bem” em seu cadastro.
Centro de custo: Centro de custo do bem móvel.
Insumo: Insumo que constitui o bem móvel.
Marca: Marca do insumo que constitui o bem móvel (campo obrigatório caso tenha sido selecionada a opção Veículo ou Máquina para o tipo de equipamento do insumo que constituí o bem móvel).
Modelo: Detalhe do insumo que constitui o bem móvel (campo obrigatório caso tenha sido selecionada a opção Veículo ou Máquina para o tipo de equipamento do insumo que constituí o bem móvel).
Detalhamento: Características do bem móvel (exemplo: tamanho, funcionalidade, entre outros aspectos).
Observação: Observação do bem móvel.
3. Em Características do bem, podemos indicar o estado de conservação e demais informações do bem que pode variar conforme o tipo de insumo selecionado que constituí o bem móvel.
4. Ao final, informe a localização do bem, incluindo o setor/obra onde ele está inicialmente alocado. E clique em 'Salvar' para registrar as informações do bem móvel.
Dica! Caso o setor/obra desejado não seja apresentado nesse campo, verifique como cadastrar em nosso artigo: O que são o setores no cadastro nas Obras/Centro de custo e como cadastrar estes setores?
5. Após finalizar o cadastro inicial do bem, acesse a aba 'Complemento' para informar os dados de incorporação, como a nota, o credor e o valor inicial do bem. Se necessário, também é possível informar os dados de depreciação.
Depreciação:
Caso seu bem não vá ser depreciado, basta desmarcar a flag "Este bem deve ser depreciado".
Caso seu bem deva ser depreciado, é necessário parametrização adequada, conforme artigo: Como cadastrar a depreciação de um bem e realizar a sua Integração contábil?
Dica! Confira nossos artigos relacionados:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!