O cadastro de Negociações permite informar qual o valor que cada fornecedor cotou para cada insumo, analisar qual a melhor opção e escolhê-la para a compra.
Considerando as permissões dos usuários, a negociação pode ficar desautorizada e será necessário que outro(s) usuário(s) aprovem para que seja possível dar continuidade no processo de compras.
Veja o caminho para criar uma Negociação para a Cotação de Preços.
Passo a passo
1. Acesse o menu Suprimentos > Compras > Cotações de Preço > Negociações. Consulte e edite () a cotação desejada.
2. Supondo que a cotação foi cadastrada corretamente e esteja com os devidos fornecedores atribuídos, basta clicar no ícone () para cadastrar uma negociação para o fornecedor.
3. O sistema automaticamente apresentará o número da atual Negociação para o fornecedor.
Após cadastrar negociação para o fornecedor é possível dar segmento na Cotação, atribuindo preço unitário para os insumos presentes, bem como informar as condições de pagamento do fornecedor.
Dica! Outra maneira de registrar uma Negociação para o fornecedor é através do novo Mapa de Comparação. Para isso, selecione o botão
Para conseguir salvar o Mapa de Comparação e registrar a negociação para o fornecedor, o sistema precisa validar alterações.
Dessa forma, ao selecionar o(s) fornecedor(es) na tela, o usuário deverá efetuar alguma alteração em pelo menos um dos insumos. Pode-se informar preço unitário, aplicar descontos, fretes, acréscimos, etc.
Ao sair do Mapa de Comparação, automaticamente o Sienge terá registrado uma nova negociação para o fornecedor.
Data de Resposta do Fornecedor:
Não será possível fazer a autorização da negociação do fornecedor ou geração do pedido enquanto o fornecedor estiver incompleto. Portanto, verifique se a Data de Resposta foi preenchida.
É possivel visualizar quais fornecedores estão sem Data de Resposta preenchida através da sinalização vermelha apresentada no lápis de edição do mesmo. No exemplo, o fornecedor 129 - Areias Blumenau esta incompleto. Para isso, clique no ícone ():
Atenção! Ao inserir um novo fornecedor no mapa, o sistema não preencherá automaticamente a sua Data de Resposta, pois essa é uma informação variável que deve ser preenchida conforme a realidade da negociação feita com o fornecedor.
Nota! Ao realizar o salvamento no Mapa de Comparação, caso exista algum fornecedor sem a Data de Resposta preenchida, será apresentada a seguinte mensagem informativa: Há fornecedores selecionados com datas de resposta a serem preenchidas. Verifique os fornecedores destacados.
Dica! Confira os demais artigos relacionados:
- Como cadastrar uma Cotação de Preços?
- Como enviar a Planilha de Cotações no email do Fornecedor?
- Como o fornecedor preenche o link da Cotação de Preço pelo Portal do Fornecedor?
- Como faço para incluir um novo insumo em uma cotação que já tem negociação cadastrada?
- Suprimentos / Compras: Mapa de Cotação
- Como excluir uma Negociação em Cotações de Preços?
- Como gerar o Pedido de Compra a partir da Negociação?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!