O Portal do Fornecedor permite agilizar o processo de cotação e negociação junto aos fornecedores.
Ao utilizar o Portal do Fornecedor o sistema envia um link para o email do fornecedor, onde ele informa os valores e, ao clicar em Finalizar, essa informação já fica automaticamente salva no Sienge, só precisando que o comprador analise, compare com os demais fornecedores e escolha com qual será realizada a compra. O envio deste link é realizado no Cadastro da Cotação de Preço, no Módulo Suprimentos.
Confira neste artigo como o fornecedor preenche os dados através do link recebido no Portal do Fornecedor.
Passo a passo
1. Ao receber o email com o link para preenchimento da Cotação de Preços, basta o fornecedor clicar no link ''Aqui''.
Nota! Atualmente o corpo do email recebido com o link para preenchimento da Cotação de Preços é padrão, não podendo ser ajustado via Sienge.
2. Ao acessar o link, o fornecedor recebe as informações iniciais da Cotação como: Número da Cotação, Fornecedor e o número da Negociação.
3. Em seguida, o fornecedor decide se deve preencher (ou não) os demais campos gerais da Cotação de Preços como Descontos, Acréscimos (Outras despesas), Fretes, etc.
A seguir, descreveremos o que seria cada campo:
Total dos insumos | Valor total dos insumos da atual Negociação. |
Desconto | Permite inserir um valor de desconto geral para a Negociação. Esse desconto será distribuído de forma proporcional entre todos os insumos, conforme forem sendo emitidos os pedidos de compra. |
Outras despesas | Permite inserir um valor de acréscimo geral para a Cotação. Esse acréscimo será distribuído de forma proporcional entre todos os insumos pedidos, conforme forem sendo emitidos os pedidos de compra. |
Total do frete | Apresentará o valor total de frete cadastrado, com base nos fretes unitários dos insumos ou no frete geral definido. |
Total da cotação | Valor total da Cotação considerando descontos, fretes, outras despesas, etc. |
Data da resposta | Data em que a Cotação de preços está sendo preenchida. |
Validade da cotação | Se o fornecedor desejar, poderá utilizar a Validade da cotação para informar até quando ele garante o valor que está sendo informado. |
Vendedor | Nome do vendedor responsável pela cotação dos materiais no fornecedor. |
Tipo de frete | Permite informar como será realizado o frete do material, onde há as opções:
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Frete dos insumos | Apresentará o total de frete dos insumos, com base no frete unitário de cada insumo e nas suas quantidades. |
Frete geral | Permite informar o valor do frete total daquela cotação, aplicado a todos os insumos. |
IPI sobre o frete | A flag indica se o IPI definido nos insumos deve ser aplicado também ao valor do frete. |
Observação para o fornecedor | Observação que o cliente configura no envio da Cotação de Preços para o Portal do Fornecedor. |
Observação do fornecedor | Campo disponível que o fornecedor inclua alguma observação para o cliente. |
4. O próximo passo é configurar as Condições de Pagamento para a atual Negociação. Para isso, o fornecedor clica no botão ADICIONAR.
O sistema abrirá uma tela para informar as condições de pagamento.
Descrição: Permite informar em quantas vezes será realizado o pagamento da compra. Essas parcelas poderão ser utilizadas para definir as parcelas da Previsão Financeira do pedido de forma mais prática. Caso não preencha esse campo o sistema irá gerar as parcelas considerando a data de preenchimento da cotação ou a data de entrega dos insumos, dependendo da seleção do campo seguinte.
Dias: Informe a quantidade de dias e o percentual da parcela, para que o sistema consiga calcular a parcela da condição de pagamento.
Por Exemplo, a seguir temos a condição de pagamento de 30, 60 e 90 dias, sendo que em 30 dias deve ocorrer o pagamento da metade do valor (50%), dividindo o restante do valor em 60 e 90 dias (25% cada).
Após informar as condições de pagamento, o usuário clica em SALVAR e no botão Fechar para retornar a página de informações gerais da cotação e continuar seu preenchimento.
5. Por fim, o fornecedor precisa informar o Preço Unitário dos insumos presentes na seção Insumos:
Dica! Através do íconeserá possível preencher a cotação individual para cada insumo. Clicando no ícone será apresentada uma nova página onde poderão ser informados descontos, acréscimos, tributos, frete, entre outros para o insumo. Depois de preencher os campos clique no botão Salvar para confirmar o cadastro das informações e no botão Fechar para retornar a página de informações gerais da cotação e continuar seu preenchimento.
Nota! Utilize o botão Informações genéricas para os insumos, para preencher informações gerais e aplicá-las a todos os insumos cotados ou a somente alguns da cotação. Ao clicar neste botão será apresentada uma nova página onde poderão ser informados os percentuais de descontos, acréscimos, tributos, valor de frete, etc.
No campo Aplicar a deverá ser indicado se as informações devem ser aplicadas a todos os insumos ou somente aos selecionados. Caso seja para somente aos selecionados, não se esqueça de marcar os insumos desejados.
Clique no botão Salvar para confirmar a aplicação genérica das informações. A página será encerrada automaticamente e retornará a página de informações gerais da cotação para que se possa continuar seu preenchimento.
6. Para concluir o preenchimento do cadastro da cotação de preço, clique no botão FINALIZAR.
Atenção! Após o fornecedor clicar em Finalizar, o Sienge automaticamente irá registrar uma Negociação para a Cotação de Preços no menu Suprimentos > Compras > Cotações de Preço > Negociações.
Dica! Confira nossos demais materiais de apoio:
- Como enviar uma Cotação de Preços através do Portal do Fornecedor?
- Como cadastrar uma Cotação de Preços?
- Como configuro o sistema para que os insumos da Cotação venham, obrigatoriamente, de uma solicitação?
- Como emitir um relatório com o Histórico de Negociações autorizadas?
- Como faço para incluir um novo insumo em uma cotação que já tem negociação cadastrada?
- Como excluir uma Negociação em Cotações de Preços?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!